Líder paramilitar sudanês disposto a cooperar com ONU para facilitar ajuda humanitária

líder paramilitar sudanês disposto a cooperar com onu para facilitar ajuda humanitária

STRINGER/EPA

Cairo, 28 abr 2024 (Lusa) – O líder do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como Hemedti, disse hoje estar disposto a cooperar com a ONU para facilitar a entrada de ajuda humanitária no Sudão.

“Estamos dispostos a cooperar plenamente com a ONU e com as agências humanitárias competentes para facilitar a chegada de ajuda humanitária aos necessitados em todo o país”, disse Hemedti ao enviado especial do secretário-geral da ONU, Ramtane Lamamra, numa conversa por telefone, segundo explicou num comunicado.

O Sudão é um país devastado por uma guerra entre o grupo rebelde RSF (na sigla em inglês) e o Exército regular, iniciada há um ano.

Durante a conversa, o líder paramilitar sublinhou o interesse em aliviar o sofrimento humanitário do povo sudanês e discutiu com o representante da ONU a evolução geral da situação no Sudão e as difíceis circunstâncias humanitárias que o país enfrenta.

De acordo com o comunicado, discutiram também “a situação no Norte do Darfur e o bombardeamento aéreo deliberado e sistemático com barris explosivos contra civis inocentes”, que “atingiu até o gado”.

O responsável reiterou que as RSF continuarão atuar em todas as frentes abertas contra o Exército do Sudão.

“Continuaremos a autodefesa em todas as frentes”, disse a Ramtane Lamamra, a quem reiterou que as RSF estão a exercer o seu “direito legítimo de autodefesa contra a agressão” a que estão expostas “desde o primeiro dia da guerra”, ainda que tenham sido os paramilitares que se rebelaram contra o Exército há um ano.

Em meados de abril, por ocasião do primeiro aniversário do conflito, Hemedti afirmou o seu compromisso em alcançar um cessar-fogo que servisse para garantir o acesso de ajuda humanitária à castigada população sudanesa.

No entanto, várias organizações, bem como a ONU, denunciaram que ambas as partes estão a utilizar a ajuda humanitária como arma de guerra, uma vez que o Exército impede a entrada de ajuda humanitária nas zonas controladas pelas RSF, e os paramilitares pilharam armazéns e privaram a população da pouca ajuda que chega.

A Amnistia Internacional (AI) denunciou no seu relatório anual, publicado na quarta-feira, que tanto os paramilitares como o Exército fizeram “ataques deliberados” contra a população civil.

A guerra do Sudão eclodiu a 15 de abril de 2023 devido a uma rebelião paramilitar contra o Exército sudanês, no meio de um processo político destinado a repor o país numa via democrática após o golpe de Estado de 2021.

Desde então, o conflito causou a morte de cerca de 15 mil pessoas e a deslocação interna e externa de mais de 8,6 milhões de pessoas, enquanto empurrou outros 18 milhões para a beira da fome, de acordo com as Nações Unidas.

FP // JMC

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World