Governo vai processar responsáveis por desinformação sobre enchentes no RS

governo vai processar responsáveis por desinformação sobre enchentes no rs

Ruas alagadas em Canoas (RS) após chuva recorde no RS 06/05/2024 REUTERS/Amanda Perobelli

Por Lisandra Paraguassu e Débora Ely

BRASÍLIA/PORTO ALEGRE, 7 Mai (Reuters) – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse nesta terça-feira que o governo vai ingressar na Justiça com ações contra responsáveis por espalhar desinformação sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, em resposta a uma série de golpes online e notícias falsas sobre resgates, voluntários e doações.

Costa disse ter pedido ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, uma investigação da Polícia Federal sobre o assunto. O chefe da Casa Civil também falou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça vão buscar responsabilizar juridicamente os autores do que classificou como um “crime absurdo, não só moral, mas de risco a vidas humanas”.

“A dificuldade de comunicação já é tamanha e, se tem alguém difundindo mentiras e calúnias, dificulta a parte operacional”, disse Costa em reunião no Palácio do Planalto sobre a tragédia das chuvas.

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, encaminhou a Lewandowski um ofício em que lista o que chama de “narrativas desinformativas e criminosas” sobre a resposta do governo federal às enchentes e pede a “apuração dos ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas”.

Segundo nota do governo, a AGU vai entrar com ações judiciais para pedir a retirada do ar de conteúdos falsos, direitos de resposta e indenizações por dano moral e coletivo, enquanto o Ministério da Justiça abrirá processos criminais contra disseminadores de desinformação.

O Rio Grande do Sul, por sua vez, anunciou ter criado uma força-tarefa para combater alegações falsas sobre as enchentes e disse ter aberto um canal direto com a Meta, dona de Instagram, Facebook e WhatsApp, “para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados.” A empresa não respondeu ao contato da reportagem.

O governo gaúcho foi às redes sociais negar que esteja “impondo obstáculos” para receber ajuda humanitária, rebatendo acusações que circularam nos últimos dias.

“Não está sendo exigida nota fiscal de doações. Não estão sendo multados os veículos de apoio a salvamentos. Não é obrigatória licença para pilotar barcos e jet skis em operações de salvamento. Não há fiscalização, pelo governo do Estado, de marmitas feitas por voluntários. O dinheiro doado pelo Pix oficial não vai para o caixa do governo”, disse o governo.

DESINFORMAÇÃO E GOLPES

Em grupos de WhatsApp formados por voluntários na resposta às enchentes, circulam informações já desmentidas por autoridades, como uma lista com mais de 50 nomes que seriam de crianças desacompanhadas dos pais e que estariam no abrigo montado na universidade Ulbra, em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

O Ministério Público gaúcho divulgou nota dizendo que acompanha os trabalhos realizados em todos os abrigos e que “não há nenhuma criança desacompanhada na Ulbra”.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Canoas, João Paulo Fontoura de Medeiros, gravou um vídeo no qual pede que “parem de repassar fake news envolvendo crianças e adolescentes” e diz que “estão sendo feitas buscas ativas” em todos os outros locais usados como abrigos em Canoas para verificar se há menores desacompanhados.

Outro boato já desmentido e que aparece nas trocas de mensagens é o de que caminhões com doações estão sendo parados em postos fiscais do Estado para cobrança do ICMS. Na segunda-feira, as secretarias da Fazenda gaúcha e catarinense disseram à Reuters que esses veículos têm passagem livre nas rodovias.

De acordo com o procurador-geral de Justiça do Estado, Alexandre Saltz, o Ministério Público do Rio Grande do Sul detectou ao menos 25 perfis falsos que estavam usando a identidade visual do governo gaúcho para pedir doações para contas privadas — um golpe.

Segundo o MP, após ação aberta pelo órgão no domingo, a Justiça estadual determinou que a Meta tirasse os perfis do ar em até 24 horas, sob pena de multa diária no valor de 100 mil reais. Saltz afirmou que as 25 contas foram derrubadas pela Meta após a ordem judicial e que, em um segundo momento, o MP-RS vai buscar responsabilizar criminalmente os envolvidos. Procurada, a Meta não comentou a decisão.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu, em Brasília; Débora Ely, em Porto Alegre; Bruna Cabral, em Presidente Prudente; e Bernardo Barbosa, em São Paulo; Edição de Pedro Fonseca)

OTHER NEWS

11 minutes ago

The young SS "helpers" at Auschwitz concentration camp

11 minutes ago

Tripathi the link at No. 3 SRH had been missing

14 minutes ago

Vancouver Canucks’ Brock Boeser out for Game 7 against Oilers: reports

14 minutes ago

Montreal venue owners support 24-hour party district — with reservations

15 minutes ago

The Block star Luke Neuwen shares shocking photos of a worksite accident that landed the carpenter in hospital

16 minutes ago

NYC-Dublin portal reopens with limited hours, new guardrails to deter shenanigans

17 minutes ago

Schauffele wins first major at PGA Championship in a thriller at Valhalla

17 minutes ago

Mikel Arteta addresses Arsenal crowd after near miss with powerful message - "don't be sad"

17 minutes ago

Ford CEO open to Mustang sedan and hybrid, but not an EV

17 minutes ago

Take A Trip To A Beautiful Greek Island With Netflix's 'Maestro in Blue'

17 minutes ago

King has achieved so much at Highgrove Gardens

17 minutes ago

Slovak prime minister remains in 'serious' condition but worst fears have 'passed', minister says

17 minutes ago

Childhood Garfield fan Chris Pratt says being picked to star in film ‘surreal’

17 minutes ago

Which Cars Have Chevy's LT-1 Engine Under The Hood & How Much HP Does It Have?

17 minutes ago

Purification system aims to make canal water drinkable

17 minutes ago

Another Cordlife director arrested amid probe into mishandling of cord blood units

19 minutes ago

Early voting for May 28 primary runoff elections will go on, despite storm damage

21 minutes ago

Video: At least three U.S. citizens - feared to be CIA agents - are arrested in Congo after failed coup: Three people killed in shootout at presidential palace and home of close ally

21 minutes ago

Jennifer Lopez and Ben Affleck arrive SEPARATELY for cinema event with kids but keep wedding rings ON amid divorce rumors... and his ex Jennifer Garner is there too

21 minutes ago

Florida mom is arrested in Turks and Caicos for ammo in suitcase - the fifth American tourist detained on the islands this year over bullets in their bags

23 minutes ago

Why Oleksandr Usyk will be stripped of one world title despite stunning Fury win

23 minutes ago

Archive: Hunter, Caps Teammates Believed 21-Game Suspension For Turgeon Hit Was Too Harsh

23 minutes ago

Toronto-St. Paul's federal by-election will challenge Liberal stronghold, say pollsters

23 minutes ago

Soccer-Brazil add three players to Copa America squad, injured Ederson replaced

23 minutes ago

De Rozario’s final goal for Paris

23 minutes ago

The Guardiola supremacy: how City became too good for their own good

23 minutes ago

'Terrifying' For League to See Chiefs Get Better in 2024

23 minutes ago

Nazi's photo album shows life of a top Auschwitz officer

23 minutes ago

'Deeply concerning': Effect of social media on mental health raising concerns

23 minutes ago

Led by John Herdman, resurgent Toronto FC putting recent dismal past behind it

23 minutes ago

Bills 'Haven't Changed That Much' After Offseason Dealings

23 minutes ago

Labor budget gets lukewarm response, migration slammed

23 minutes ago

Schauffele wins thriller at Valhalla for first major at PGA Championship

24 minutes ago

Xander Schauffele wins PGA Championship for first major

24 minutes ago

Xander Schauffele hails ‘awesome’ birdie that clinched first major title

28 minutes ago

Video: Demi Moore stuns in an extravagant silk gown as she joins glamorous Rosie Huntington-Whiteley and Alessandra Ambrosio at the 77th Cannes Film Festival premiere of The Substance

28 minutes ago

Video: Eva Longoria is sheer perfection in see-through sparkling gown as she joins glamorous Christina Milian at the 10th Global Gift Gala in Cannes

28 minutes ago

Video: ARSENAL NOTEBOOK: Carnival fever hits the Emirates before kick-off, fans are treated to final day drama and Jurrien Timber is rewarded for his hard work as Gunners are pipped to the title

28 minutes ago

Video: Demi Moore, 61, stuns in a black strapless dress as she joins stylish Margaret Qualley at The Substance photocall during Cannes Film Festival

28 minutes ago

Video: Antiques Roadshow guest is left shell-shocked by the valuation of her grandmother's childhood doll - which viewers branded 'creepy, sinister, and possibly possessed'

Kênh khám phá trải nghiệm của giới trẻ, thế giới du lịch