Operação Influencer: Lucília Gago confirma ter acrescentado parágrafo que levou à demissão de Costa

Em declarações aos jornalistas esta quinta-feira, a Procuradora-Geral da República sublinhou que não se sente “responsável” pela demissão do primeiro-ministro e consequente crise política. “Não me sinto responsável por coisa nenhuma”

operação influencer: lucília gago confirma ter acrescentado parágrafo que levou à demissão de costa

Lucília Gago, a Procuradora-Geral da República, com António Costa

A Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, confirmou esta quinta-feira ter acrescentado o parágrafo que revelava a existência de uma investigação criminal contra António Costa. “As notícias para a imprensa são sempre trabalhadas pelo gabinete de imprensa, como foi o caso, e em situações mais melindrosas e sensíveis são acompanhadas de muito perto na sua redação, pelo impacto público que naturalmente têm.”

Segundo Lucília Gago, o parágrafo foi acrescentando por uma questão de “transparência” face à investigação em curso. “[O parágrafo] teria naturalmente de ser colocado, sob pena de, não constando do comunicado, se pudesse afirmar que se estava indevidamente a ocultar um segmento da maior importância”.

“Não me sinto responsável por coisa nenhuma”

Nas declarações aos jornalistas, a Procuradora-Geral sublinhou também que não se sente “responsável” pela demissão do primeiro-ministro e pela consequente crise política. “Não me sinto responsável por coisa nenhuma. A PGR [Procuradoria-Geral da República] e, em concreto, o MP [Ministério Público], investigam o que deve ser investigado, perante a notícia da prática de factos”.

Questionada sobre o facto de o Ministério Público não ter pedido a intervenção da Polícia Judiciária na investigação em causa, Lucília Gago respondeu que, “nesta situação, e em muitas outras, por vezes [o MP] não é coadjuvado por uma polícia criminal concreta”. “Isso não representa nada de especial”. As críticas que têm sido feitas ao MP, garantiu, “não colocam em causa a autonomia do organismo público”.

A Procuradora-Geral esclareceu ainda que foi a Belém, a 7 de novembro, dia das buscas da Operação Influencer, a pedido de Marcelo Rebelo de Sousa, e relativizou esse encontro. “Fui nomeada pelo Presidente da República, é natural que ele queira conversar sobre temas relevantes da atividade do Ministério Público.”

Questionada sobre se foi Marcelo que lhe pediu para escrever o parágrafo que terá levado à queda do Governo, respondeu: “Por amor de Deus!”, abandonando depois o local onde prestava declarações aos meios de comunicação social.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World