Marinha alemã impede ataque de drones dos rebeldes houthis

marinha alemã impede ataque de drones dos rebeldes houthis

Marinha alemã impede ataque de drones dos rebeldes houthis

Fragata alemã realiza primeira ação militar no Mar Vermelho, como parte da missão da UE que visa proteger rotas comerciais. Rebeldes do Iêmen prometem aumentar agressões na região, inclusive com armas subaquáticas.Uma fragata da Marinha alemã impediu nesta terça-feira (27/02) um ataque de drones lançados pela milícia iemenita houthi, apoiada pelo Irã, no Mar Vermelho. Foi a primeira ação militar alemã como parte da missão naval da União Europeia (UE) que visa proteger as rotas marítimas comerciais na região.

Os rebeldes separatistas houthis passaram a atacar a rota comercial do Mar Vermelho em represália à ofensiva israelense na Faixa de Gaza. A ação militar de Israel foi deflagrada em reação aos ataques terroristas do grupo extremista Hamas em solo israelense, em 7 de outubro de 2023.

Os houthis disseram que vão manter os ataques até as Forças de Defesa Israelenses (IDF) suspenderem o bloqueio a Gaza, permitindo a entrada de alimentos e outros itens de primeira necessidade.

Segundo o comando alemão de operações, a fragata Hessen impediu dois ataques sucessivos de drones, sem que houvesse danos de pessoal ou materiais à embarcação. A Marinha alemã iniciou na última sexta-feira a sua participação na missão europeia, que tem como objetivo proteger as leis internacionais e a liberdade e segurança marítimas, além de garantir a estabilidade das rotas comerciais na região.

“Não é exagero afirmar que esta é a missão mais grave e perigosa de nossa Marinha em décadas”, afirmou na semana passada o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius.

Houthis prometem aumentar ataques

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) afirmou em nota que “aviões americanos e um navio da coalizão” abateram cinco drones de ataque houthis, sem especificar se a embarcação citada seria a fragata alemã.

O Centcom informou em nota que os veículos aéreos não tripulados partiram de áreas controladas pelos houthis no Iêmen e “representaram ameaça iminente aos navios mercantes, à Marinha dos EUA e aos navios da coalizão”.

O líder dos houthis, Abdul-Malik al-Houthi, afirmou em declaração transmitida por emissoras de televisão locais que o grupo estaria aumentando os ataques em reação às ações militares israelenses em Gaza.

Al-Houthi afirmou que, até o momento, os iemenitas atacaram 48 navios, e anunciou também o uso de armas subaquáticas. Os navios visados pelos rebeldes são de origem israelense, britânica ou americana.

A missão Áspide da UE – termo em grego que significa escudo – foi aprovada pelos ministros do Exterior do bloco europeu na segunda-feira. A operação prevê o envio de navios de guerra e sistemas aéreos de alerta ao Mar Vermelho, Golfo de Aden e territórios marítimos próximos.

Os navios têm ordens para disparar artilharia somente no caso de os houthis atacarem primeiro, além de poderem realizar disparos preventivos. O comando de operações da missão Áspide está localizado na cidade grega de Larissa.

rc (AFP, DPA)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World