Geely e BYD: disputa pelos híbridos plug-in com autonomia de 2.000 km

geely e byd: disputa pelos híbridos plug-in com autonomia de 2.000 km

Geely Galaxy L7

Duas das maiores fabricantes chinesas de automóveis estão apostando forte na tecnologia híbrida plug-in (PHEV)

Duas das maiores fabricantes chinesas de automóveis, BYD e Geely, estão apostando forte na tecnologia híbrida plug-in (PHEV) com a promessa de uma autonomia impressionante: nada menos que 2.000 km com uma única carga e tanque cheio.

A BYD apresentou a quinta geração do seu sistema DM-i, que deve equipar o novo sedã Qin L a partir de maio. Segundo a empresa, o conjunto elétrico-híbrido será capaz de rodar 2.000 km combinando eletricidade e gasolina, além de alcançar consumo médio de 2,9 litros por 100 km.

geely e byd: disputa pelos híbridos plug-in com autonomia de 2.000 km

Geely Raytheon Hybrid Platform

É importante ressaltar que o número de consumo pode variar de acordo com o modelo. A Fast Technology aponta que o Qin L dificilmente atingirá a marca de 3 litros/100 km devido ao seu tamanho, mas modelos menores da BYD, como o Qin Plus, poderiam chegar perto.

Já a Geely aposta no sistema Thor de próxima geração, também previsto para estrear ainda este ano. A fabricante promete características similares ao sistema da BYD, com autonomia de 2.000 km e consumo inferior a 3 litros/100 km.

O segredo da Geely para o baixo consumo está em um novo motor a combustão, apontado como o mais eficiente em produção, com taxa de eficiência energética de 46%. A geração atual do sistema Thor, presente em carros como o Galaxy L6, alcança 4,55 litros/100 km e autonomia combinada de 1.370 km (ciclo de testes chinês CLTC).

geely e byd: disputa pelos híbridos plug-in com autonomia de 2.000 km

BYD Qin Plus seda hibrido plug-in (5)

O novo Thor deve estrear em um dos três novos modelos Geely Galaxy programados para 2024: um SUV elétrico compacto E5, um SUV elétrico médio e um SUV médio PHEV. A expectativa é que este último, possivelmente chamado Galaxy L5, venha equipado com a nova tecnologia e tenha preço abaixo de 200.000 yuans (cerca de R$ 140.000).

Veja também:

    Vale ressaltar que a autonomia de 2.000 km é um valor bastante otimista, provavelmente obtido em condições ideais de laboratório. O sistema de testes chinês CLTC, por exemplo, prioriza percursos urbanos de baixa velocidade, dificilmente refletidas no mundo real.

    Mesmo assim, o avanço tecnológico apresentado por BYD e Geely é muito significativo e aponta para um futuro promissor para os carros híbridos plug-in, com maior autonomia e menor consumo de combustível. Ficaremos atentos para a chegada desses novos modelos ao mercado e a confirmação dos números de desempenho prometidos.

    Fotos: AutoHome

    News Related

    OTHER NEWS

    Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

    Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

    Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

    Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

    "Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

    O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

    Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

    Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

    Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

    Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

    MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

    A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

    Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

    Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
    Top List in the World