De Trump a Lula da Silva: as reações à vitória de Javier Milei, o novo Presidente argentino

Varias foram as personalidades mundiais que reagiram publicamente à vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina. O novo chefe de Estado argentino vai governar a partir de 10 de dezembro para o período 2023-2027.

de trump a lula da silva: as reações à vitória de javier milei, o novo presidente argentino

De Trump a Lula da Silva: as reações à vitória de Javier Milei, o novo Presidente argentino

Vários líderes e ex-líderes mundiais congratulam Javier Milei pela vitória nas presidenciais argentinas. Donald Trump diz estar confiante no futuro do país e Bolsonaro mostra-se convicto do sucesso da Argentina com esta eleição. Por outro lado, Lula da Silva não parabenizou diretamente o Presidente eleito.

“Parabéns a Javier Milei por uma grande eleição como presidente da Argentina. O mundo inteiro estava de olho em ti! Estou muito orgulhoso de ti”, escreveu o republicano na sua rede social, a Truth Social.”Vais mudar o teu país e tornar a Argentina grande novamente!”, acrescentou Trump, que é o favorito para a nomeação como candidato republicano às eleições presidenciais dos EUA de 2024.

Horas antes, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, deu os parabéns ao presidente eleito argentino e destacou o compromisso dos Estados Unidos com os direitos humanos.

Assessor de Biden felicita o argentino

“Felicito Javier Milei pela sua eleição como presidente da Argentina e o povo argentino pela realização de eleições livres e justas”, disse o assessor do Presidente dos EUA, Joe Biden.

“Esperamos continuar a construir a nossa forte relação bilateral com base no nosso compromisso partilhado com os direitos humanos, os valores democráticos e a transparência”, acrescentou Sullivan.

Elon Musk parabeniza o novo chefe de Estado

Também nos Estados Unidos, o dono da X (antigo Twitter), Elon Musk, deu os parabéns a Milei e garantiu na rede social que “a Argentina tem a prosperidade pela frente”.

Em resposta a uma outra publicação, o empresário disse achar que a vitória do ultraliberal na Argentina pode ser o início de “uma tendência” de derrota para a esquerda em outras partes do mundo.

“A esperança volta a brilhar na América do Sul”, diz Bolsonaro

Também o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro celebrou a vitória de Milei, proclamando que “a esperança volta a brilhar na América do Sul”.

Bolsonaro, tal como Milei um admirador declarado do ex-presidente norte-americano Donald Trump, expressou nas redes sociais desejo de que “estes bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil, para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos”.

Lula não felicita o novo Presidente

Por sua vez, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desejou “boa sorte e êxitos” ao novo Governo argentino, numa mensagem reconhecendo que “a democracia é a voz do povo”, sem felicitar diretamente o vencedor das presidenciais Javier Milei.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos.”, escreveu Lula, que durante a campanha na Argentina foi definido por Milei de “comunista” e “corrupto”.

Abascal entende que vitória de Milei “abre um caminho de futuro e esperança”

Em Espanha, o presidente do partido de extrema-direita Vox, Santiago Abascal, também felicitou Milei pela sua “grande vitória nas eleições presidenciais argentinas”, considerando que “se abre um caminho de futuro e esperança para os argentinos”.

“Felicidades, querido Javier Milei pela tua grande vitória nas eleições presidenciais argentinas. Hoje abre-se um caminho de futuro e esperança para os argentinos e toda a Iberoamérica, que celebramos em Espanha com especial alegria”, referiu Abascal na rede social X. “Viva a Espanha! Viva a Argentina! Que vivam livres do socialismo e soberanas”, conclui Abascal, que acompanhou a publicação de uma fotografia na qual abraça Milei.

Rússia vê eleição de Milei como oportunidade

O embaixador russo na Argentina, Dmitry Feoktistov, espera que esta eleição favoreça a integração no grupo de países emergentes BRICS:

“Esperamos que o caminho para o compromisso com a multipolaridade, a política externa independente e uma firme defesa dos interesses nacionais seja desenvolvido. Estamos confiantes de que isso será facilitado pela adesão da Argentina ao BRICS, que abrirá novos horizontes e oportunidades para o país”.

Com 97,6% dos votos contados, Javier Milei segue com 55,8% e o atual ministro peronista da Economia, Sergio Massa, com 44,2%, segundo resultados parciais oficiais da segunda volta das presidenciais.

Com Lusa

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World