França aposta na produção de trítio para incrementar dissuasão nuclear

O Ministério da Defesa francês anunciou segunda-feira uma “colaboração” com a Électricité de France (EDF), a principal empresa de energia do país, para produzir trítio, um “gás raro essencial para a dissuasão de armas” nucleares, noticiou a AFP.

frança aposta na produção de trítio para incrementar dissuasão nuclear

O Ministério da Defesa francês anunciou segunda-feira uma “colaboração” com a Électricité de France (EDF), a principal empresa de energia do país, para produzir trítio, um “gás raro essencial para a dissuasão de armas” nucleares, noticiou a AFP.

Segundo o ministério, a ideia é utilizar a potência dos dois reactores nucleares da central de Civaux (oeste de França) para produzir trítio com a Comissão Francesa de Energia Atómica (CEA).

O anúncio, apresentado como um projeto a longo prazo, surge na sequência de uma visita à central de Civaux do ministro da Defesa francês, Sébastien Lecornu.

A França é o único membro da União Europeia (UE) que possui armas nucleares.

A dissuasão nuclear da França, baseada nas suas componentes marítimas (submarinos nucleares) e aérea, deve ser constantemente adaptada e renovada para permanecer credível.

Num comunicado de imprensa, o Ministério da Defesa assinalou uma “colaboração entre a EDF e a Defesa para a instalação de um serviço de irradiação” de materiais capazes de produzir trítio..

O ministério sublinha que “esta colaboração está a ser estudada desde os anos 90 e faz parte de um processo de planeamento de longa data, habitual na indústria da defesa”.

O objetivo da EDF é realizar um primeiro teste em pequena escala durante uma das duas paragens programadas da central de Civaux em 2025.

O trítio é um “gás difícil de produzir, que se desintegra e desaparece espontaneamente”, indicou o Ministério da Defesa, acrescentando que “qualquer reserva se reduz a metade ao fim de 12 anos, a três quartos ao fim de 25 anos e a 99,5% ao cabo de um século”.

Por conseguinte, é necessário “produzi-los regularmente”, concluiu.

Leia Também: Shein ou Temu? França aprova medidas para taxar produtos ‘fast fashion’

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World