FC Porto: Galeno em «ponto de rebuçado» e com um novo marco na carreira

fc porto: galeno em «ponto de rebuçado» e com um novo marco na carreira

FC Porto: Galeno em «ponto de rebuçado» e com um novo marco na carreira

Wenderson Galeno é, por estes dias, um dos maiores destaques do universo portista: o avançado luso-brasileiro foi determinante na vitória europeia diante do Arsenal e liderou a goleada ao Benfica, no último domingo.

Diante dos encarnados, Galeno roçou a perfeição, como evidenciam os dados da SofaScore, parceira do Maisfutebol. O extremo de 26 anos terminou a partida com uma nota de 9.0 (numa escala que vai até 10), fruto dos dois golos e da assistência que anotou. Além disso, protagonizou cinco remates (três deles à baliza) e venceu quase metade dos duelos que disputou (cinco em 12).

fc porto: galeno em «ponto de rebuçado» e com um novo marco na carreira

Com a assistência para Wendell, no terceiro golo do FC Porto frente ao Benfica, Galeno atingiu ainda um marco histórico na carreira. Pela primeira vez, chegou aos dois dígitos em golos e assistências: são 12 golos marcados e 10 assistências em 35 jogos na atual temporada.

Ao nível de golos, esta época já só está atrás da anterior, quando anotou 15, sendo que disputou 52 jogos. No que toca a passes para golo, igualou a marca de 2020/21, no Sp. Braga, mas este ainda não é o seu melhor registo, isto porque em 2018/19, ao serviço do Rio Ave, conseguiu 11 assistências.

Recorde-se que Galeno chegou em 2016 ao FC Porto e destacou-se de imediato na equipa B dos dragões. Na temporada de estreia somou 13 golos e seis assistências, sendo que na época seguinte, em 18 jogos, marcou cinco e deu 10 passes para golo. Nessa temporada, ainda fez quatro jogos na equipa principal (um golo), rumando na segunda metade da época ao Portimonense, onde só marcou um golo.

Em 2018/19, no Rio Ave, somou nove golos e 11 assistências, o que lhe valeu o salto para o Sp. Braga, onde até nunca atingiu as 20 participações em golo, valendo a pena lembrar que, com Carlos Carvalhal, chegou a ter de fazer toda a ala esquerda, quando atuava em posições mais recuadas.

Contratado de novo pelo FC Porto em 2021/22, para suprir a saída de Luis Díaz, Galeno demorou a assumir-se no Dragão, mas na temporada passada já deixou bons números (15 golos e sete assistências) e está, agora, em «ponto de rebuçado».

fc porto: galeno em «ponto de rebuçado» e com um novo marco na carreira

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World