Depósito de petróleo russo em chamas após ataque com drone

depósito de petróleo russo em chamas após ataque com drone

Um depósito de petróleo na cidade russa de Klintsy, na região fronteiriça de Bryansk, ficou esta sexta-feira em chamas depois de as forças militares russas terem abatido um drone ucraniano cujas munições caíram no local. Kiev já reivindicou a responsabilidade pelo ataque, após o qual 13 camiões dos bombeiros foram mobilizados. Não há, para já, registo de vítimas.

“Os terroristas ucranianos tentaram atacar infraestruturas na cidade de Klintsy com recurso a um drone”, escreveu no Telegram o governador regional Alexander Bogomaz.

“O drone estilo aeronave foi abatido pelo Ministério da Defesa através de meios radioeletrónicos. Quando o alvo aéreo foi destruído, as suas munições caíram no território do depósito de petróleo de Klintsy”, acrescentou o responsável.

A agência de notícias TASS avançou que as chamas cobriram uma área de cerca de mil metros quadrados. Segundo Bogomaz, outros dois drones ucranianos também foram abatidos em Bryansk, mas não terão causado danos.

Esta cidade, localizada a 70 quilómetros da fronteira ucraniana, possui cerca de 60 mil habitantes. Após o incidente, 32 pessoas tiveram de ser retiradas.

Para o local foram mobilizados 13 camiões dos bombeiros e um comboio especializado com 120 toneladas de água e cinco toneladas de espuma anti-incêndio. O incêndio foi classificado com o nível mais elevado de complexidade.

Uma fonte dos serviços secretos militares da Ucrânia ouvida pela AFP avançou entretanto que foram também lançados drones contra uma fábrica de pólvora em Tambov, a cerca de 500 quilómetros da fronteira.

Ataques ucranianos aumentam

Na quinta-feira, um funcionário russo avançou que a Ucrânia tinha tentado, sem sucesso, atingir um terminal russo de petróleo no Mar Báltico com um drone.

No mesmo dia, um ministro ucraniano disse que Kiev tinha atingido alvos em São Petersburgo com um drone produzido domesticamente que voou cerca de 1.250 quilómetros. Além disso, a Ucrânia disse ter atacado um outro depósito de petróleo na região de Leninegrado, a cerca de mil quilómetros da fronteira entre os dois países.

Este inverno, em resposta aos contínuos bombardeamentos russos em grande escala contra a Ucrânia, esta aumentou o número de ataques com drones e mísseis contra o território russo, o que chegou a obrigar à evacuação da cidade de Belgorod.

Kiev reivindicou também a responsabilidade por vários ataques de sabotagem afastados da linha da frente, nomeadamente na Sibéria.

Recentemente, agências de notícias russas avançaram que os serviços de segurança do país detiveram um agente dos serviços secretos ucranianos em Khabarovsk, acusando-o de recolher informações com o objetivo de organizar o assassinato de militares russos.

c/ agências

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World