Forças ucranianas destroem sistemas de defesa aérea mais avançada da Rússia na Crimeia

forças ucranianas destroem sistemas de defesa aérea mais avançada da rússia na crimeia

Forças ucranianas destroem sistemas de defesa aérea mais avançada da Rússia na Crimeia. Foto: reprodução Twitter @visegrad24

Em uma operação realizada no amanhecer de 17 de abril, as forças ucranianas atacaram o aeródromo militar de Dzhankoi, na Crimeia ocupada pela Rússia, causando danos severos aos sistemas de defesa aérea do local. O ataque, que supostamente utilizou mísseis ATACMS americanos, resultou na destruição de múltiplos lançadores do sistema S-400 e de equipamentos de radar.

O ataque teve início às 3h30, horário de Kiev, e provocou explosões intensas que iluminaram o céu, conforme observado em imagens de satélite capturadas pelo VIIRS/Suomi NPP, que evidenciam a magnitude da devastação.

Dzhankoi é essencial para as operações militares russas na região, abrigando uma vasta frota de aeronaves de combate e infraestrutura correlata. Em resposta ao ataque, as autoridades russas intensificaram as medidas de segurança, incluindo o fechamento de vias e o aumento do patrulhamento aéreo, com o objetivo de proteger pessoal e equipamentos remanescentes.

Imagens emergentes do local mostram os destroços carbonizados dos sistemas de defesa aérea que antes guardavam o aeródromo. A perda desses sistemas críticos representa um golpe significativo para a presença militar russa na Crimeia e sublinha a eficiência das forças ucranianas em neutralizar ameaças significativas.

Sistema S-400 Triumf

forças ucranianas destroem sistemas de defesa aérea mais avançada da rússia na crimeia

Sistema S-400 Triumf. Foto: Wikimedia

O sistema S-400 Triumf, também conhecido pelo código da OTAN como SA-21 Growler, é um sistema de defesa aérea de longo alcance desenvolvido pela Rússia. Considerado um dos mais avançados sistemas de mísseis antiaéreos em operação, ele foi projetado para engajar uma ampla gama de alvos aéreos sob condições de guerra eletrônica intensa e em um ambiente saturado por ataques.

O S-400 é capaz de atingir aviões, drones e mísseis balísticos e de cruzeiro em distâncias de até 400 quilômetros e a uma altitude de até 30 quilômetros. Uma de suas características distintivas é a sua capacidade de rastrear e engajar até 36 alvos simultaneamente com até 72 mísseis, graças a uma combinação de radares de diferentes bandas que proporcionam alta capacidade de detecção e precisão.

Foto: reprodução Twitter @visegrad24. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World