Fim de semana de Páscoa traz chuva, neve e agitação marítima. E há avisos

No continente, os termómetros vão variar entre 1º C de mínima os 16º C de máxima até domingo.

Tal como aconteceu nos últimos dias, o fim de semana de Páscoa deverá ser de muita chuva e até neve nos pontos mais altos de Portugal continental, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta sexta-feira há previsão de aguaceiros, “que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”, e queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude.

Para sábado, esperam-se igualmente “aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”, bem como “queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro” e “agitação marítima forte”, para além de um “céu em geral muito nublado”.

O vento deverá ser “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral Oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde”.

No domingo, a situação mantém-se, com ligeiras melhorias.

O “céu em geral muito nublado” deverá perdurar, ainda que “diminuindo de nebulosidade na região Sul a partir da tarde”.

Haverá, ainda, “períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada” e “queda de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude nas regiões Norte e Centro”, tal como no sábado.

A previsão do vento é, também, semelhante à de sábado, com rajadas fracas a moderadas (até 30 km/h) predominando de sudoeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral Oeste e nas terras altas.

Quanto a temperaturas, estas deverão manter-se estáveis ao longo deste fim de semana de Páscoa. No continente, os termómetros vão variar entre 1º C de mínima os 16º C de máxima.

Guarda será o distrito mais frio, com 6 graus de máxima previstos, e onde a mínima poderá descer até 1 grau no domingo. Em Lisboa, os termómetros vão variar entre os 8 graus de mínima e os 15 de máxima até domingo, enquanto no Algarve as temperaturas oscilam entre os 10 e os 16 graus.

Já no Porto, as temperaturas vão variar entre os 7 graus de mínima e os 14 de máxima neste fim de semana prolongado.

Até sábado, toda a costa portuguesa está sob aviso amarelo devido à agitação marítima. Quanto ao aviso amarelo devido à queda de neve, deverá estar em vigor até domingo nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Porto.

A região da Grande Lisboa registou 197 ocorrências na quinta-feira devido ao mau tempo, incluindo quedas de árvore, inundações e quedas de estruturas, tendo-se ainda registado um fenómeno extremo de vento na bacia do Tejo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a analisar o fenómeno, pois poderá configurar do ponto de vista técnico um tornado.

Leia Também: IPMA confirma fenómeno que “parece ter sido tornado” no sul de Lisboa

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World