Filho de ex-presidente da Guiné-Bissau condenado a mais de seis anos de prisão nos EUA

filho de ex-presidente da guiné-bissau condenado a mais de seis anos de prisão nos eua

O filho de um ex-presidente da Guiné-Bissau foi condenado a mais de seis anos e meio de prisão por envolvimento numa conspiração transnacional de tráfico de heroína, anunciou hoje o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA).

Malam Bacai Sanha Jr, de 52 anos, filho do ex-Presidente da Guiné-Bissau Malam Bacai Sanha – que presidiu o país desde 2009 até à data da sua morte, em 2012 – liderava uma organização transnacional de tráfico de drogas e, em setembro do ano passado, declarou-se culpado de “conspiração para distribuição de substância controlada para fins de importação ilegal”, de acordo com a justiça norte-americana.

“Na audiência, o tribunal ouviu que Sanha era filho do ex-presidente da Guiné-Bissau e pretendia usar o produto da droga para financiar a sua futura campanha à Presidência em 2025 e um golpe de Estado naquele país”, indicou em comunicado a Administração de Repressão às Drogas (DEA), a agência federal norte-americana responsável pelo combate ao tráfico e distribuição ilícita de drogas.

O juiz distrital dos EUA, Keith Ellison, ordenou que Sanha Jr cumprisse uma pena de 80 meses de prisão.

Conhecido como “Bacaizinho” na Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanha Jr — que chegou a servir no Governo do pai como conselheiro para a área económica — já havia sido extraditado para os EUA em agosto de 2022, depois de ter sido detido na Tanzânia, e estava numa prisão no estado do Texas.

Ao proferir a sentença, o tribunal norte-americano observou que Sanha Jr estava diretamente envolvido na importação de heroína da Europa para os Estados Unidos. O tribunal também concluiu que suas atividades de tráfico de drogas eram extensas.

“Malam Bacai Sanha Jr não era um traficante de drogas internacional comum. Ele é filho do ex-presidente da Guiné-Bissau e traficava drogas por uma razão muito específica — para financiar um golpe que acabaria por levá-lo à Presidência do seu país natal, onde planeava estabelecer um regime de drogas”, disse o agente especial Douglas Williams, do escritório do FBI em Houston, no Texas.

“Felizmente, os agentes do FBI de Houston e os nossos parceiros da DEA frustraram as suas tentativas, com a cooperação dos nossos parceiros internacionais. O crime tem alcance e impacto global, e o FBI também”, acrescentou.

Além de liderar uma organização criminosa transnacional, Sanha Jr trabalhava com “co-conspiradores internacionais” para importar heroína de vários países para Portugal, assegurou a justiça norte-americana.

Com a ajuda de co-conspiradores, “Sanha forneceu 4,7 quilogramas de heroína a um agente da lei disfarçado em Lisboa em fevereiro e março de 2022” e “concordou ainda em entregar a heroína em pelo menos três ocasiões, acreditando que ela seria importada ilegalmente para os Estados Unidos”, diz o comunicado da DEA.

“O alcance expansivo das redes criminosas transnacionais, como a que Sanha dirigia, representa uma séria ameaça à segurança e à saúde de todas as comunidades”, disse o procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul do Texas, Alamdar Hamdani.

A investigação em causa foi fruto de uma cooperação entre agências e organizações de vários países, incluindo a Polícia Judiciária portuguesa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World