Extrema-direita separatista lidera intenções de voto na Bélgica

extrema-direita separatista lidera intenções de voto na bélgica

De acordo com um inquérito Euronews/Ipsos, Vlaams Belang tem 23,5% dos eleitores na Flandres

O Vlaams Belang tem 23,5% dos eleitores na Flandres, a parte norte do país, de língua neerlandesa, mais rica e mais populosa do que a Valónia (francófona, no sul), de acordo com um inquérito da IPSOS para a Euronews. O partido tem um objetivo claro: fazer da Flandres um Estado independente.

“A Flandres é a potência demográfica, política, financeira e económica da Bélgica. O problema é que só temos 50% do poder político e há uma transferência financeira da região, de direita, da Flandres para a região, de esquerda, da Valónia, onde falam francês e que é próxima da França. Estamos fartos de pagar as suas contas”, disse Tom Vandendriessche, eurodeputado eleito pelo Vlaams Belang, partido que pertence à bancada Identidade e Democracia no Parlamento Europeu, em declarações à Euronews.

O sucesso de Vlaams Belang enquadra-se no aumento do populismo e do extremismo por toda a Europa, mas as razões de natureza económica são há muito invocadas.

“Muitos flamengos consideram que estão a ser prejudicados pela Valónia, a parte sul do país, e que fariam melhor se fossem independentes. É o mesmo fenómeno que vimos com o Brexit, por exemplo”, refere François Gemenne, politólogo da HEC Paris.

A separação “negociada”

A estratégia do Vlaams Belang é aliar-se ao partido conservador flamengo Nova Aliança Flamenga (NVA), após as eleições. Juntos, poderiam alcançar a maioria dos assentos no Parlamento Flamengo e, eventualmente, declarar a Flandres como um Estado soberano.

Algo que poderia ser feito de forma negociada e ordenada com o governo da Valónia, alegam.

No entanto, as pessoas na cidade flamenga de Mechelen entrevistadas pela Euronews não parecem concordar.

“Na verdade, sinto-me belga. O nosso país já é bastante pequeno, por isso seria uma pena dividi-lo”, disse  Sandrine, funcionária.  “Acho que não está bem porque a Bélgica já é um país pequeno. Não quero que seja muito menor”, afirmou o estudante Jordy. A estudante Emily disse que prefre “continuar na Bélgica, como está agora”.

O Vlaams Belang afirma que o eventual novo país continuaria a ser membro da União Europeia e da NATO. Contudo, outra das suas ambições é transformar a UE numa organização de cooperação económica entre nações soberanas, sem qualquer  integração federalista.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World