Europa já tem plano estratégico para independência da China em baterias

europa já tem plano estratégico para independência da china em baterias

Renault 5, a bateria

Novas regras para se tornar independente, aumentando a produção e a reciclagem de baterias

Carros, bicicletas e scooters elétricos, mas também smartphones, tablets e computadores. As baterias estão agora em toda parte; elas nos cercam e entram silenciosamente em nossa vida diária. E, acima de tudo, são fundamentais para nos afastarmos dos combustíveis fósseis e abraçarmos a transição.

Portanto, a Europa está trabalhando para se tornar independente da China, o continente que hoje fornece a maior parte das matérias-primas e dos acumuladores prontos. As duas iniciativas mais recentes da UE são chamadas de regulamentação de baterias e Lei de matérias-primas críticas. Vamos nos informar sobre elas.

Da produção à reciclagem

A primeira é uma regulamentação que foi finalmente aprovada em julho de 2023 e entrou em vigor em fevereiro passado. Ela prevê uma série de regulamentações que abrangem todo o ciclo de vida dos acumuladores: da produção à reciclagem, passando pelo uso e reutilização.

O objetivo é garantir baterias seguras, sustentáveis e competitivas. As regras também se aplicam a todos os tipos de baterias: aquelas usadas em veículos, dispositivos eletrônicos, na indústria e em sistemas de partida, iluminação e ignição.

europa já tem plano estratégico para independência da china em baterias

Batterie BMW 46xx

Baterias BMW 46xx

No centro da regulamentação de baterias estão as metas mínimas que os fabricantes devem cumprir na coleta de resíduos (ou seja, baterias em fim de vida), 63% até 2027 e 73% até 2030. Os padrões são de 51% até 2028 e 61% até 2031 para acumuladores de veículos.

Metas de coleta de resíduos

  • 63% até 2027
  • 73% até 2030

Há também metas de recuperação de lítio (50% até 2027 e 80% até 2031) e níveis mínimos de conteúdo reciclado que as baterias devem atender: 16% para cobalto, 85% para chumbo, 6% para lítio e 6% para níquel. Para as baterias de níquel-cádmio, menciona-se 80% até 2025.

Taxas de recuperação

  • 16% para cobalto
  • 85% para chumbo
  • 6% para lítio
  • 6% para níquel

Entre outras coisas, o regulamento impõe a possibilidade de o usuário remover e substituir as baterias dos aparelhos. Em seguida, há critérios sobre desempenho, durabilidade e segurança, além de restrições contra substâncias perigosas, como mercúrio, cádmio e chumbo.

Por último, mas não menos importante, há requisitos relativos à rotulagem e às informações sobre componentes e conteúdo reciclado. Um”passaporte eletrônico de bateria” e um código QR também aparecem.

europa já tem plano estratégico para independência da china em baterias

Litio estrazione lago salato Nevada

Amostras de lítio

Receita contra o vício

A Critical raw materials act (Crma), por outro lado, tem como objetivo garantir um fornecimento seguro e sustentável de minerais úteis para a transição. Portanto, ela contém uma lista de matérias-primas (34) e materiais estratégicos (17) e estabelece padrões de referência para a cobertura do consumo anual de matérias-primas: 10% da extração, 40% do refino no Velho Continente e 25% da reciclagem.

Cobertura do consumo anual de matéria-prima

  • 10% da extração
  • 40% de refino
  • 25% de reciclagem

Também se fala em simplificar as autorizações: no máximo 27 meses para extração e 15 meses para projetos de reciclagem e processamento.

“Para facilitar o desenvolvimento de projetos estratégicos”, afirmam as instituições europeias, “os Estados-Membros estabelecerão pontos de contato únicos no nível administrativo adequado e no estágio relevante da cadeia de valor de matérias-primas críticas.

Veja também:

    Source: Consiglio dell’Ue (Crma), Consiglio dell’Ue (Battery regulation)

    News Related

    OTHER NEWS

    Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

    Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

    Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

    Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

    "Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

    O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

    Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

    Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

    Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

    Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

    MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

    A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

    Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

    Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
    Top List in the World