Toni orgulhoso com o filho no Timão: «É natural que herde a paixão do pai»

toni orgulhoso com o filho no timão: «é natural que herde a paixão do pai»

Toni orgulhoso com o filho no Timão: «É natural que herde a paixão do pai»

Toni, pai de António Oliveira, manifestou-se «orgulhoso» com a oportunidade que o filho teve agora para treinar o Corinthians, depois do sucesso no Cuiabá. A antiga glória do Benfica chama a atenção para o «desafio tremendo» que o filho vai ter pela frente, no comando de um dos maiores clubes do Brasil, garantindo que não há «segredo» para o sucesso dos treinadores portugueses no Brasileirão, considerando que também «perdem como todos os outros».

Em entrevista à Globo, Toni, de 77 anos, com uma carreira ímpar no futebol português, com 14 títulos de campeão, segue agora os passos do filho no Brasil. «É natural que o filho herde a paixão pelo futebol, mas o António fez uma carreira académica na universidade e, ao mesmo tempo, foi jogando em equipas menores. Acabou por fazer o curso, mestrado e teve a experiência de jogo e juntou a ciência do treino. Preparou-se para uma função de grande exigência, soube preparar-se e agarrar a oportunidade», destaca o pai orgulho.

António Oliveira, depois de uma curta carreira como jogador, começou a o percurso como treinador como adjunto do pai, no Irão, na equipa do Tactor, de 2012 a 2016. Depois, foi pela primeira para o Brasil, por indicação do pai, para ser adjunto de Jesualdo Ferreira no Santos.

«Ele trabalhou comigo antes do Jesualdo, duas ou três vezes no Irão, um clube muito especial, onde vi que cada vez mais ele era treinador. Ele tem uma história muito rápida aqui, uma paixão pelo futebol, pelo jogo e outros fatores que aumentaram sua bagagem como treinador. Tudo que tem conquistado tem sido por ele. O desafio da passagem pelo Brasil tem sido importante no seu crescimento como treinador», destacou o antigo internacional português.

toni orgulhoso com o filho no timão: «é natural que herde a paixão do pai»

Toni recusa o papel de empresário do filho, quer ser apenas um conselheiro, sobretudo, nos momentos mais difíceis. «Não sou agente ou mentor do António, procuro apenas nos momentos menos bons, porque a vida de um treinador há altos e baixos, estar ali a aconselhar para que nunca desista. Ele tem aquilo que é fundamental para um treinador: liderança, que não se compra no mercado, ou tem ou não tem; comunicação, hoje é algo fundamental até pelas redes sociais para dentro do clube, da equipa e com jogadores e com a imprensa, para falar antes e depois do jogo; conhecimento, que é determinante compreender o jogo e entender que não se sabe tudo de futebol, não se resume apenas tático, tem que prestar atenção no jogador e no homem», referiu.

Depois dos sucessos de Jorge Jesus (Flamengo) e Abel Ferreira (Palmeiras), as expetativas sobre António Oliveira são elevadas, mas Toni chama a atenção para um «desafio tremendo». «Os treinadores portugueses perdem como todos os outros, não há segredo. É um desafio tremendo, peço que o António entenda tudo que está a viver e que acredite no trabalho e nos jogadores, é nesse acreditar nos jogadores a grande muleta para perceber que não se ganha nada sozinho. Não pode deixar de estar feliz», destacou ainda o pai de António Oliveira.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World