Empresa mineira Anglo American rejeita oferta de 31 mil milhões de libras

“A proposta da BHP é oportunista e não valoriza as perspectivas da Anglo American”, disse o presidente da empresa. As ações da BHP, que quer aumentar a sua posição como maior fornecedor mundial de cobre e carvão siderúrgico, desvalorizaram 5% esta sexta-feira

empresa mineira anglo american rejeita oferta de 31 mil milhões de libras

Empresa mineira Anglo American rejeita oferta de 31 mil milhões de libras

A Anglo American, cotada no Reino Unido, rejeitou a oferta de compra de 31 mil milhões de libras (cerca de 36 mil milhões de euros) da australiana BHP, alegando que a proposta “subvaloriza significativamente” a empresa e seria “altamente pouco atrativa” para os seus acionistas, noticia o “Financial Times”.

A BHP abordou a sua rival este mês com uma oferta só em ações suas (sem contrapartida financeira em dinheiro aos acionistas da Anglo) que exclui os negócios de platina e minério de ferro da Anglo American na África do Sul, cotados de forma independente.

As ações da BHP caíram quase 5% na sexta-feira, com os investidores a preocuparem-se de que a maior mineira do mundo tenha subvalorizado a Anglo e possa ter de pagar mais para concluir o negócio. Com a queda nas suas ações, a proposta feita à Anglo acaba por ser ainda inferior.

“A proposta da BHP é oportunista e não valoriza as perspetivas da Anglo American”, disse Stuart Chambers, presidente da empresa, acrescentando que a proposta é “altamente pouco atraente, criando incerteza substancial e riscos de execução suportados quase inteiramente pela Anglo American”.

A oferta da australiana à rival tem como objetivo aumentar a sua posição como maior fornecedor mundial de cobre e carvão siderúrgico. Além de desmembrar a divisão sul-africana de minério de ferro e platina da Anglo, a BHP disse que iria rever outros ativos da Anglo.

Segundo o jornal britânico, vários acionistas afirmaram que a abordagem da BHP aumentou a pressão sobre a Anglo para começar a vender ou reestruturar alguns dos seus ativos mais fracos.

Um banqueiro do setor mineiro disse ao jornal que a complexidade do acordo proposto, bem como o risco político e anti-concorrencial que representa faz com que os preços das ações de ambas as empresas possam permanecer voláteis durante algum tempo.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World