Milhares de pessoas em Atenas contra nova lei que permite o casamento homossexual

milhares de pessoas em atenas contra nova lei que permite o casamento homossexual

ALEXANDROS VLACHOS/EPA

Atenas, 11 fev 2024 (Lusa) – Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Atenas para protestar contra o projeto de lei apresentado pelo governo conservador, que legaliza o casamento homossexual no país, mostrando cartazes contra a união legal de duas pessoas do mesmo sexo.

De acordo com a agência espanhola de notícias, a EFE, os manifestantes que se concentraram junto do parlamento e na Praça Syntagma levaram cartazes onde se lia “Homossexualidade não é um direito humano” ou “Pátria, Religião, Família”, havendo também imagens de bandeiras gregas e de santos.

O protesto, que segundo a polícia juntou cerca de quatro mil pessoas, foi convocado por grupos e organizações ultraortodoxas que disseram no apelo à manifestação que a legalização do casamento homossexual “sodomizará a sociedade grega”, rejeitando ser “cúmplices de um crime contra crianças inocentes”.

Para além de legalizar a união matrimonial entre duas pessoas do mesmo sexo, a lei apresentada permite também a adoção de crianças por casais homossexuais.

O primeiro-ministro grego, o conservador Kyriakos Mitsotakis, defendeu a reforma argumentando que “não é aceitável que existam uns cidadãos com menos direitos que outros”, mas a influente Igreja Ortodoxa da Grécia opôs-se à lei.

Muitos deputados do partido no poder, a Nova Democracia, incluindo alguns ministros e ministros-adjuntos, anunciaram que vão votar contra ou abster-se quando a lei for votada.

Ainda assim, o projeto deverá ser aprovado na próxima semana, depois de vários partidos da oposição já terem afirmado que vão viabilizar a proposta.

A ser aprovada, a Grécia será o primeiro país cristão-ortodoxo do mundo a permitir o casamento homossexual, escreve a EFE.

MBA // VAM

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World