Dívida portuguesa cai para menos de 80% do PIB daqui a cinco anos, prevê o FMI

O nível de endividamento público vai reduzir-se em mais de 22 pontos percentuais nos próximos cinco anos e os défices não regressam, prevê o Fundo Monetário Internacional no Fiscal Monitor apresentado esta quarta-feira em Washington DC

dívida portuguesa cai para menos de 80% do pib daqui a cinco anos, prevê o fmi

Dívida portuguesa cai para menos de 80% do PIB daqui a cinco anos, prevê o FMI

O nível de endividamento público português vai prosseguir nos próximos seis anos a trajetória de queda iniciada em 2017. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o rácio da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB) desça de 99,1% registado no ano passado para 76,9% em 2029. No horizonte das projeções do Fiscal Monitor, apresentado esta quarta-feira em Washington DC, o endividamento cai 22,2 pontos percentuais, regressando perto da situação que existia em 2008.

A trajetória de queda projetada pela equipa do FMI chefiada pelo ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar está alinhada, em grande medida, com as previsões avançadas esta semana no Programa de Estabilidade 2024-2028 (PE24/28) apresentado pelo novo ministro das Finanças Joaquim Miranda Sarmento. O PE24/28 foi enviado para a Assembleia da República com destino final para a Comissão Europeia.

Esta segunda fase do desendividamento português é possível porque os défices orçamentais não regressam até 2029 quer nas contas do Programa de Estabilidade de Sarmento quer nas previsões do Fiscal Monitor de Vítor Gaspar. O FMI avança com um quadro estável de excedentes modestos a partir do Orçamento de Estado ainda em vigor para 2024, assumindo que não há alteração de políticas orçamentais.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World