Cafôfo pôs o dedo na ferida, na "vergonha" do PSD na Madeira. E Pedro Nuno lá contornou a justiça para prescrever "um bom remédio" a Montenegro

Pedro Nuno Santos em campanha em Ponta Delgada (Lusa)

Pedro Nuno Santos faz questão de dizer que esta é a “terceira vez em dois meses” que está na Madeira. Porque isso o distingue do principal adversário: Luís Montenegro.

Apesar da colagem aos erros do passado, à ideia de “voltarmos ao passado”, na região o nome de Pedro Passos Coelho – que tanto tem dado que falar nas últimas horas depois do aparecimento na campanha da Aliança Democrática em Faro – ficou por dizer no discurso.

O secretário-geral do PS não foge ao tema que mudou a política na Madeira: a investigação sobre corrupção. Não fala diretamente na justiça. Fala antes dos impactos da operação. Para passar um “bom remédio” a Montenegro.

“Montenegro disse que faria diferente, se pudesse, de Miguel Albuquerque, que anunciou que será recandidato”. E segue para o conselho. “O PSD tem um líder. Se Montenegro acha que Miguel Albuquerque devia fazer o mesmo que António Costa tem bom remédio: não passa a procuração”.

Em vários momentos, Pedro Nuno Santos realça as diferenças para com Montenegro. Porque o presidente do PSD, “que veio cá em setembro tentar colar-se a uma maioria absoluta que nunca aconteceu” não tem passagem prevista durante a campanha. “É nem vê-lo. Não quer sequer aparecer cá”.

“Respeitar os madeirenses e porto-santenses é, em cada ato eleitoral, vir comunicar com eles. É por isso que na campanha das legislativas não podíamos deixar de estar aqui convosco, por respeito à Madeira”, argumenta.

Grande parte do discurso em Machico é dedicada às pensões, porque foi aí, diz Pedro Nuno Santos, que os mais velhos foram “maltratados”. “Mais do que a forma como foram tratados, foi a forma como foram enganados”. E insiste: “os sociais-democratas, com Passos Coelho à frente do Governo e Luís Montenegro, nos tempos da troika, “fizeram os cortes porque estavam convictos”.

“Vergonha” de Miguel Albuquerque

Pedro Nuno Santos está convicto de que “o povo da Madeira merece uma mudança”. E na região, para essa mudança, conta com Paulo Cafôfo. É o presidente do PS/Madeira quem começa por trazer a justiça, Miguel Albuquerque e Luís Montenegro para o comício socialista.

“Outros escondem-se, não vêm aqui apoiar o seu partido. Falo de Luís Montenegro, que não vem à Madeira, porque tem vergonha do PSD-Madeira” e do seu líder regional, argumenta.

Do rival regional, Miguel Albuquerque, Cafôfo diz que “perdeu a credibilidade” e que continua a “agarrar-se ao poder”. E aponta uma razão: “tem a imunidade que o protege de responder à justiça, porque anda a fugir à justiça pelos crimes de corrupção pelos quais está indiciado”.

Cafôfo desafia-se a “devolver a decência à política” já que “a marca da autonomia não pode ser a corrupção e a pobreza. Essa é uma marca registada do PSD”. E se o PSD “bateu no fundo”, não quer que o mesmo aconteça à região.

“Duas faces da mesma moeda”

Antes de rumar à Madeira, a manhã de Pedro Nuno Santos é passada noutro arquipélago. Aí aponta a Pedro Passos Coelho e Luís Montenegro sem medo de nomear o ex-primeiro-ministro: o reaparecimento de Passos Coelho em Faro é  “a oportunidade de ver duas faces da mesma moeda em campanha”.

“Não queremos regressar ao passado, regressar ao passado que era governado por um partido que dizia uma coisa aos portugueses e praticava outra”, afirma em São Miguel, Açores, numa visita a uma empresa de biotecnologia e inovação.

Neste terceiro dia de campanha, Pedro Nuno Santos faz ainda um balanço positivo da campanha, que está a “conseguir mobilizar o país”.

Secretário-geral socialista visitou empresa de biotecnologia e inovação em São Miguel, Açores (Lusa)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World