Devemos ou não parar as unhas de gel? Especialista responde

devemos ou não parar as unhas de gel? especialista responde

Unhas de gel | Fotografia: Selin Alemdar/Getty Images

Há perguntas que nem ao ChatGTP podemos fazer, como é o caso da eterna questão: “Devemos ou não descansar das unhas de gel?”. E sabemo-lo porque tentámos, mas não satisfeitos com a resposta da Inteligência Artificial, decidimos perguntar a uma especialista na matéria.

Geisa Coelho é terapeuta de unhas e largou a área de Comunicação, Eventos e Desenvolvimento de Ponto de Venda numa multinacional em 2020 para dedicar-se a um projeto pessoal de serviço de unhas mais ético e saudável.

Saudáveis é como se querem as unhas, por isso ninguém melhor do que Geisa para dizer como fazê-lo. E no que toca às unhas de gel, há vários pontos a esclarecer.

Primeiro: será o forno realmente prejudicial à saúde?

“Segundo os vários artigos que tive oportunidade de ler e especialistas nacionais e internacionais da área com quem abordei o tema, as lâmpadas das unhas são seguras”, começa por explicar Geisa.

“É importante perceber que o gel só pode ser polimerizado através da luz ultravioleta (UV) para garantir a sua correta consistência na unha (mudar de forma líquida para sólida), e essa luz UV é UVA, a luz UV menos nociva e diretamente ligada ao envelhecimento da pele. Duas idas mensais à manicure equivalem a um máximo de seis a oito minutos de UVA exposição solar”.

Em suma, fazer unhas de gel não é perigoso, mas não há dúvidas de que no que toca ao envelhecimento da pele, há danos. Para evitá-lo, podes colocar protetor solar, como já aqui recomendámos, ou “usar luvas especificas para o efeito que protegem a mão”, acrescenta a especialista.

O cerne da questão: descansar ou não das unhas de gel?  

Quantas vezes não dissemos ou partilharam connosco “talvez esteja na altura de descansar das unhas de gel”, prevendo-se uma paragem de alguns meses. Mas porquê? Fará mesmo sentido fazer esse “descanso”?

“Fará sentido se houver dano na unha natural, como um trauma ou pancada que coloque em causa a saúde da matriz da unha, o leito ungueal ou a própria mão/pele. O tempo pode variar do tratamento e protocolo a seguir. Se as unhas e pele envolvente estiverem saudáveis, sem dor ou sem qualquer vestígio de dano, não há razão para ‘descansar’ da manicure de gel”, conclui a terapeuta de unhas.

Contudo, se houver efetivamente vontade de deixar as unhas de gel por qualquer outro motivo que este, há alguns cuidados a ter. Um deles é na remoção, que deve ser feita apenas por um profissional qualificado, depois a aplicação de “um verniz nutritivo e óleo de cutículas que irá ajudar a equilibrar a placa ungueal ao novo ambiente” e, por fim, no que toca à consciencialização.

“A unha é parte integrante do nosso dedo e, por conseguinte, do nosso sentido do tato. Por isso, tudo o que fazíamos com unhas de gel, mais resistentes devido ao produto, vamos continuar a fazer com as unhas naturais, e será importante ter consciência do toque e manuseamento com as unhas ao natural”, nota Geisa.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World