Detida uma vez mais a intelectual crítica cubana Alina Bárbara López Hernández

López Hernández foi detida várias vezes nos últimos meses por realizar protestos simbólicos (sozinha, em silêncio e com um cartaz em branco) e, por esse motivo, foi condenada no final do ano passado a pagar uma multa pelo crime de desobediência

detida uma vez mais a intelectual crítica cubana alina bárbara lópez hernández

Detida uma vez mais a intelectual crítica cubana Alina Bárbara López Hernández

A intelectual cubana Alina Bárbara López Hernández, crítica do regime, foi detida quando se dirigia a Havana para se manifestar pacificamente, denunciaram esta quinta-feira à EFE fontes familiares.

A historiadora e editora de meios de comunicação não oficiais (ilegais) foi detida na quarta-feira num posto de controlo da polícia em Bacunayagua, 80 quilómetros a leste da capital, e levada de volta para Matanzas, a cidade onde López Hernández vive. De acordo com as fontes, López Hernández ainda se encontrava sob custódia policial ao meio-dia de hoje.

López Hernández deslocava-se à capital porque tencionava realizar o seu protesto do dia 18 de cada mês no parque central de Havana, quando desde há um ano o fazia habitualmente no Parque da Fraternidade, em Matanzas. O dia 18 de abril é um dia simbólico em Cuba, em que se celebra o nascimento do chamado pai da pátria, Carlos Manuel de Céspedes.

López Hernández foi detida várias vezes nos últimos meses por realizar protestos simbólicos (sozinha, em silêncio e com um cartaz em branco) e, por esse motivo, foi condenada no final do ano passado a pagar uma multa pelo crime de desobediência. A intelectual declarou-se “desrespeitadora” da sentença e recusou-se a pagar a multa, consciente de que isso a poderia levar à prisão, como escreveu em vários artigos nas redes sociais.

A organização não-governamental Prisoners Defenders, com sede em Madrid, denunciou que este processo “injustificado” tinha “motivações políticas” e visava apenas “reprimir o exercício dos direitos fundamentais” de López Hernández, que qualificou de “vítima de consciência”. Além disso, a intelectual queixou-se de ter sido alvo de proibição pelo Ministério do Interior de sair do país.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World