Morte de piloto russo em cidade espanhola ameaça segurança dos desertores escondidos no país

Maxim Kuzminov foi assassinado em Villajoyosa, no sudeste de Espanha, o que levou as duas centenas de desertores russos no país a pedir proteção. Paralelamente, o blogger russo pró-guerra que revelou as perdas das tropas de Putin em Avdiivka, alegadamente suicidou-se

morte de piloto russo em cidade espanhola ameaça segurança dos desertores escondidos no país

Morte de piloto russo em cidade espanhola ameaça segurança dos desertores escondidos no país

O homicídio do piloto russo Maxim Kuzminov em Villajoyosa, na província espanhola de Alicante, colocou em alerta os cerca de 200 desertores russos que estão atualmente escondidos em Espanha.

A informação de que Maxim Kuzminov foi morto foi confirmada pelo serviço militar de espionagem ucraniano GUR. A polícia espanhola acredita que Kuzminov é a verdadeira identidade do homem de 33 anos que foi baleado há uma semana numa garagem em Villajoyosa.

Com receio de enfrentarem o mesmo destino enquanto “traidores” aos olhos do Kremlin, os desertores russos já pediram proteção reforçada às autoridades espanholas, como noticia a agência Reuters.

Na sequência do assassinato do piloto, o chefe do Serviço de Informações Externas da Rússia, Sergei Naryshkin, disse que Kuzminov era um “traidor e criminoso” que se tornou “um cadáver moral no preciso momento em que planeou o seu crime sujo e terrível [desertar]”.

Blogger russo ter-se-á suicidado

Paralelamente, o blogger russo pró-guerra Andrey Morozov — que revelou as enormes perdas das tropas de Vladimir Putin na cidade ucraniana de Avdiivka — alegadamente suicidou-se, relata o jornal “The Guardian”.

Andrey Morozov avançou na rede social Telegram que as forças russas perderam cerca de 16 mil soldados em Avdiivka (Donetsk, no leste da Ucrânia), cidade que foi recentemente capturada por Moscovo.

Morozov disse ter sido pressionado a apagar a publicação. Com 120 mil seguidores, foi acusado de “caluniar o Ministério da Defesa russo”, apesar de ser ultranacionalista e a favor da guerra na Ucrânia.

Nas últimas mensagens de Morozov, que usava o pseudónimo de Murz, o blogger russo anunciou o seu suicídio. A notícia da morte foi confirmada por várias fontes próximas, de acordo com o jornal britânico.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World