Apoio militar aprovado nos EUA pode evitar derrota ucraniana: fará a "diferença crítica na prevenção de um grande desastre militar"

Projéteis de artilharia e mísseis antiaéreos são as necessidades mais urgentes, mas a diferença entre número de tropas continuará a contar no terreno, com Moscovo em vantagem. Ainda assim, os analistas explicam ao Expresso de que forma a ajuda aprovada pelos EUA poderá evitar uma derrota ucraniana

“A Ucrânia ainda corre o risco de ceder terreno aos russos”

Os EUA afirmam que o pacote de ajuda de 61 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros) desbloqueado na Câmara dos Representantes chegará à Ucrânia dentro de alguns dias. “Os Estados Unidos deixaram de lado munições e equipamentos que foram produzidos nos últimos meses, e cujo envio para a Ucrânia estava em preparação”, diz ao Expresso Mark Cancian, antigo conselheiro do Departamento de Defesa norte-americano e conselheiro do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um think tank em Washington. Analistas de defesa e estratégia acreditam que o pacote de apoio norte-americano poderá fazer uma diferença crucial na prevenção de uma grande derrota ucraniana.

A ajuda militar dos EUA tinha praticamente secado desde o fim de 2023. Desde então, a Rússia avança lentamente a leste, e os militares ucranianos foram forçados a abandonar a cidade de Avdiivka, no Donbas, em fevereiro, estando também sob pressão em Chasiv Yar. Apesar de Moscovo não ter conseguido obter ganhos territoriais significativos durante o período de maior escassez de Kiev, as tropas ucranianas chegaram a reportar que, sem granadas, chegaram a disparar fumo para assustar os russos. As tropas da linha da frente na Ucrânia queixaram-se de que os russos estariam a disparar até cinco vezes mais granadas que os ucranianos, e Zelinsky afirmou que a falta de mísseis de defesa aérea permitiu a passagem de mais ataques russos.

“As necessidades militares mais urgentes são os projéteis de artilharia e os mísseis antiaéreos”, admite, em declarações ao Expresso, Kelly Grieco, investigadora do Reimagining US Grand Strategy Program do think tank Stimson Center. “As tropas da linha da frente da Ucrânia estão a sentir a carência de granadas, racionando os seus limitados stocks de artilharia.” A guerra no terreno é fundamentalmente uma guerra de artilharia, tanto no ataque, como na defesa, pelo que fornecer à Ucrânia mais artilharia é “fundamental para estabilizar as suas linhas defensivas”, defende Kelly Grieco.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World