Conservadores no poder vencem eleição na Croácia, mas precisam de apoios para governar

conservadores no poder vencem eleição na croácia, mas precisam de apoios para governar

Andrej Plenković

Os conservadores do governo da Croácia venceram uma eleição fortemente competitiva na quarta-feira, de acordo com a contagem oficial de votos.

A União Democrática Croata (HDZ) derrotou uma aliança centrista de esquerda liderada informalmente pelo presidente populista Zoran Milanovic e seu Partido Social-Democrata (SDP).

No entanto, apesar de sua vitória convincente, o HDZ do primeiro-ministro Andrej Plenkovic precisa do apoio de grupos de extrema-direita para permanecer no poder.

A eleição seguiu uma campanha centrada numa amarga rivalidade entre o presidente e o primeiro-ministro do país.

Com mais de 90% dos votos contados, a comissão eleitoral estadual disse que o HDZ ganhou 60 assentos no parlamento de 151 assentos. O SDP obteve 42 assentos. O Movimento de Estado de extrema-direita ficou em terceiro, com 14 assentos, tornando-se no principal elemento para futuras negociações do próximo governo.

“A partir de amanhã de manhã, começaremos a formar uma nova maioria parlamentar para formar o terceiro governo”, disse Plenkovic npo discurso de vitória. “Quero felicitar os outros partidos que foram derrotados pelo HDZ.”

A participação foi de mais de 50% – um recorde – horas antes do encerramento das urnas.

A eleição acontece num momento em que a Croácia, membro da União Europeia e da NATO, luta com a maior taxa de inflação na zona do euro, escassez de mão-de-obra, migração ilegal e relatos de corrupção generalizada.

O que estava em jogo na corrida era também a unidade da UE, que enfrenta a instabilidade da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

O presidente Zoran Milanovic do SDP (partido de esquerda) – que perdeu a votação – opõe-se a mais ajuda para a Ucrânia, o que provocou temores de que a Croácia pudesse se alinhar com mais membros da UE próximos de Moscovo, como a Hungria e a Eslováquia.

No entanto, a vitória do HDZ significa que o país provavelmente continuará o seu curso pró-ocidental. O HDZ ocupou o cargo desde que a Croácia se tornou independente da ex-Jugoslávia em 1991.

O país dos Balcãs tornou-se o mais novo membro da União Europeia em 2013 e entrou no Espaço Schengen e na zona do euro no ano passado.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World