Congresso dos EUA vota sábado propostas para desbloquear ajuda a aliados

congresso dos eua vota sábado propostas para desbloquear ajuda a aliados

MICHAEL REYNOLDS/EPA

Washigton, 17 abr 2024 (Lusa) – A Câmara de Representantes do Congresso dos EUA vai votar no sábado propostas distintas para desbloquear fundos para a Ucrânia, Israel e Taiwan, enquanto o Presidente Joe Biden apela a uma decisão rápida.

Num artigo hoje publicado no jornal Wall Street Journal, Biden pede à Câmara de Representantes para “adotar urgentemente” os projetos de lei sobre nova ajuda à Ucrânia e Israel, bem como sobre a ajuda humanitária a Gaza.

“Se os dois países são inteiramente capazes de defender a sua própria soberania, dependem da ajuda americana para o fazer, inclusivamente em armas. E estamos num momento crucial”, argumentou o presidente norte-americano.

O líder republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, anunciou hoje que vai submeter quatro textos que serão votados no sábado: um para ajudar o esforço de guerra da Ucrânia na resistência à invasão russa; um para ajuda Israel, envolvida numa guerra com o grupo islamita Hamas e em disputa com o Irão; um terceiro para fortalecer aliados na região Indo-Pacífico; e um último um para adotar medidas adicionais para fortalecer a segurança nacional.

Para Biden, estas são matérias fundamentais para corroborar as promessas feitas pelos Estados Unidos aos seus aliados.

“Tanto a Ucrânia como Israel estão a ser atacados por inimigos aguerridos que procuram a sua aniquilação”, escreveu o presidente no seu artigo.

Para Biden, o Presidente russo, Vladimir Putin, “quer subjugar o povo ucraniano e absorver a sua nação num novo império russo”.

Relativamente ao Médio Oriente, o líder norte-americano defende que “o regime iraniano quer destruir Israel e, assim, apagar para sempre do mapa o único Estado judeu no mundo”.

“A América nunca deve aceitar nenhum destes resultados”, assegurou Joe Biden.

Um pacote de 60 mil milhões de dólares (mais de 50 mil milhões de euros) em assistência militar e económica à Ucrânia foi adotado no Senado em fevereiro.

Contudo, os republicanos na Câmara dos Representantes têm recusado aprovar a proposta, devido, entre outras razões, a uma disputa sobre a questão da imigração.

O novo pacote de propostas, anunciado hoje, se for aprovado pela Câmara de maioria republicana, será depois levado para Senado, onde existe uma maioria democrata, antes de chegar à mesa de Joe Biden para promulgação.

O anúncio de Mike Johnson sobre este pacote foi imediatamente criticado por alguns dos seus colegas republicanos, reavivando a possibilidade de uma moção de censura e de uma nova crise na Câmara.

O seu antecessor na liderança da maioria republicana na Câmara, Kevin McCarthy, foi demitido no ano passado após uma rebelião da ala do seu partido ultra conservadora e próxima do ex-presidente Donald Trump.

RJP // PDF

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World