Tiago Monteiro projeta época da F1: do futuro da Ferrari à «promissora» dupla da McLaren

tiago monteiro projeta época da f1: do futuro da ferrari à «promissora» dupla da mclaren

Tiago Monteiro projeta época da F1: do futuro da Ferrari à «promissora» dupla da McLaren

Motores afinados, qualificação concluída e contagem decrescente para as luzes verdes no Bahrein. Antes da primeira corrida da época de Fórmula 1 (F1), agendada para a tarde deste sábado, o Maisfutebol completou voltas de reconhecimento ao pelotão – e não só – à boleia de Tiago Monteiro, o único português a subir ao pódio num Grande Prémio. Aconteceu em 2005, nos Estados Unidos da América.

«A Red Bull vai continuar muito forte, a Ferrari chegarГЎ ao ponto ideal, seguida pela Mercedes e McLaren. E teremos surpresas, apesar das poucas oportunidades para as equipas afinarem pormenoresВ», adivinha Tiago Monteiro, elegendo Lando Norris e Oscar Piastri como dupla a seguir com atenção. AliГЎs, o portuguГЄs abre jogo e revela que a В«fezadaВ» nos pilotos da McLaren Г© В«grandeВ».

Em todo o caso, o pelotão da F1 continua recheado de mestres da estratégia, como Fernando Alonso, que no auge dos seus 42 anos continua a gerar expectativa.

«SerГЎ difГ­cil repetir a Гєltima temporada [quarto lugar]. Mas, continua a ser um dos mais rГЎpidos, agressivos e profissionais. Depende se o carro lhe permitir continuar na frenteВ», analisa Tiago Monteiro, confesso aficionado do espanhol, estrela da Aston Martin.

 

«Hamilton precisa de um recomeço»

Entre anúncios de designs e testes às novíssimas «máquinas», Lewis Hamilton foi anunciado como reforço da Ferrari, para 2025, em detrimento de Carlos Sainz. Na leitura de Tiago Monteiro, o talento do espanhol não está em causa, mas contar com o britânico na «Scuderia» é uma «oportunidade irrecusável».

«O Sainz Г© um excelente piloto, mas nГЈo estГЎ ao nГ­vel do Hamilton ou do Verstappen. A Ferrari e FrГ©dГ©ric Vasseur foram contratar um dos melhores pilotos da histГіriaВ», explica, salientando que a influГЄncia do chefe do В«CavallinoВ» foi determinante, uma vez que, hГЎ quase duas dГ©cadas, o francГЄs impulsionou a carreira do britГўnico.

«Hamilton precisa de um desafio destes, de um recomeГ§o, da excitação de estar na equipa mais famosa da F1. Todos os pilotos sonham competir pela Ferrari, atГ© nem gostando do carro. Em simultГўneo, Г© o reencontro com Vasseur. O “timing” Г© perfeito e nesta fase da carreira sГі tem a ganharВ», argumenta o piloto portuguГЄs.

 

Então, e Sainz? Tiago Monteiro aperta o cinto, arrefece o coração e prepara-se para uma curva apertada.

«JГЎ nГЈo Г© uma crianГ§a e a F1 Г© uma das modalidades mais agressivas em termos psicolГіgicos. O Sainz tem de seguir em frente. Se nГЈo conseguir lidar com o momento, entГЈo nГЈo tem lugar no pelotГЈo. A F1 Г© para os melhores ao volante e para os mais fortes fora da pista. Nestas situações devemos ser frios, porque a lista de candidatos continua a crescerВ», ripostou.

 

Ziguezagueadas estas curvas, Tiago Monteiro sublinha que o piloto espanhol, a cumprir a quarta época pela Ferrari, ocupa «uma posição confortável para escolher o próximo desafio», quiçá até na vaga deixada por Hamilton na Mercedes.

«NГЈo me chocaria. Г‰ um piloto rГЎpido, experiente, sГ©rio e com lugar em qualquer equipaВ», reitera.

Sainz & Bottas – uma dupla pendente pela Audi

Para esta época, a Stake assumiu o nome – e as cores – dos suíços da Sauber, outrora conhecidos pelos tons da Alfa Romeo. Ao volante seguem Bottas e Zhou, por agora equipados a verde fluorescente. Exato, a prazo, uma vez que, a partir de 2026, esta dupla poderá voltar a mudar de padrão e, desta feita, «abraçar» os tons da Audi…na companhia de Carlos Sainz.

«Vejo com naturalidade essa mudanГ§a [de Sainz], atГ© porque a Audi e o grupo Volkswagen mantГЄm boas relações com a famГ­lia. HГЎ muitos interesses em comum e seria uma boa aposta para o CarlosВ», explana Tiago Monteiro, guardando um В«masВ» debaixo da lГ­ngua.

Isto porque, apesar dos elos – reforçados pelas aventuras de Carlos Sainz, o pai – e das garantias deixadas pelo CEO da Audi, Gernot Döllner, em dezembro, o negócio parece ainda não reunir consenso no seio da Sauber.

«Foi Vasseur quem promoveu este negГіcio com a Audi. Mas, desde entГЈo, os altos quadros da Sauber mudaram e a intenção jГЎ nГЈo Г© a mesma. Creio atГ© haver a hipГіtese de a Audi nГЈo entrar no pelotГЈo. A mudanГ§a da Alfa Romeo para a Stake Г© um patamar comercial e intermГ©dio, porque serviria para preparar a chegada da Audi. Por isso, o plano da famГ­lia Sainz pode sair “furado”», explica o portuguГЄs.

Falemos, então, do factual.

«Gosto do verde da Stake. Г‰ diferente e estas cores sГЈo raras no pelotГЈo. NГЈo me choca e sou a favor destas alteraçõesВ», descreve, enquanto deixa escapar alguns risos.

 

Paciência, o trunfo dos «tifosi» e de Vasseur

A Ferrari, de facto, dominou as últimas semanas antes do arranque da temporada. Um ano depois de Frédéric Vasseur assumir o lugar de Mattia Binotto, Tiago Monteiro antevê que o «verdadeiro» potencial – e consequente sucesso – do emblema «Cavallino» resultará de uma combinação de fatores, sobretudo pela «paciência» dos «tifosi».

«Os aficionados sГі estarГЈo satisfeitos quando a equipa voltar a dominar a competição. Mas nГЈo devemos esquecer que hГЎ elementos do carro que nГЈo podem ser alterados atГ© 2026, como a construção aerodinГўmica. SГЈo elementos selados pela FIA. Em simultГўneo, as temporadas sГЈo intensas. O Binotto teve poucas oportunidades para aprimorar o carro. Agora, o Vasseur tem espaГ§o para o fazer. Devemos dar tempoВ», esclarece o portuguГЄs, de 47 anos.

 

Se, ao cabo deste parágrafo, imagina Tiago Monteiro equipado a rigor pela Ferrari, talvez seja o momento indicado para revelar que o piloto não é fã do circuito de Monza, a «Meca» dos «tifosi».

«NГЈo gosto de retas tГЈo grandes, com travagens a fundo e curvas menos interessantes. Acho que Г© uma das pistas menos intensas. AliГЎs, tambГ©m nГЈo acho incrГ­vel o circuito do Bahrein ou de Abu Dhabi, sem curvas incrГ­veis e difГ­ceisВ», confessa.

Já que a conversa «virou» para o que mudaria no universo F1, Tiago Monteiro visa, de seguida, as corridas «sprint», que, segundo o próprio, sabem a pouco.

«NГЈo me animam o suficiente, mas o problema nГЈo estГЎ no nГєmero de voltas. O regulamento Г© que nГЈo permite ultrapassagens fГЎceis. Por exemplo, inverter a ordem da partida [com os melhores da qualificação a partir no fundo da grelha] poderia ser parte da soluçãoВ», sugere, recorrendo Г  dinГўmica da FГіrmula E, onde compete outro portuguГЄs, AntГіnio FГ©lix da Costa.

Luso-descendente desponta na nova geração

Quanto ao futuro da Fórmula 1, Tiago Monteiro guarda especial atenção para três jovens da Fórmula 2: o luso-francês Vítor Martins (22 anos), o brasileiro Gabriel Bortoleto e o barbadiano Zane Maloney.

«Vamos ter vГЎrios bons pilotos na prГіxima geração, mas a bolha da F1 continua restrita. Г‰ muito mais competitiva do que alguГ©m poderГЎ imaginar. Quem lГЎ continua estГЎ obrigado a ser excelente, extraindo o melhor do carro, independentemente das circunstГўncias ou da especialidade da “mГЎquina”. Nos pormenores estГЎ a histГіria de cada corridaВ», conclui Tiago Monteiro.

 

O Grande Prémio do Bahrein, que inaugura a temporada, tem o arranque previsto para as 15h deste sábado. Sem surpresas, o tricampeão Max Verstappen garantiu a «pole», seguido por Leclerc (Ferrari) e Russell (Mercedes).

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World