CNE revela que há um "número alto" de votos dos emigrantes que estão a ser anulados

Início da recolha e contagem de votos dos residentes no estrangeiro (António Pedro Santos/Lusa)

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) adianta que há um “número alto” de votos dos emigrantes que estão a ser anulados por não estarem cumpridas as regras de envio.

“O número é alto, com certeza”, diz à CNN Portugal Fernando Anastácio, sem adiantar números concretos dos votos anulados. O responsável confirma assim os relatos que têm chegado à CNN Portugal de vários partidos a chamar a atenção para esta questão.

Fernando Anastácio explica que há votos que estão a ser anulados por não estarem a ser cumpridas as regras de envio, que obrigam a colocar separadamente o voto e a cópia do cartão de cidadão. Ora, “se a pessoa colocar o cartão de cidadão dentro do mesmo envelope onde se encontra o voto, não cumpre a regra do anonimato do voto, portanto a consequência é a nulidade do voto”, acrescenta.

Os votos dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro começaram a ser contados esta segunda-feira, no Centro de Congressos de Lisboa, numa operação que se prolonga até quarta-feira.

“Vamos receber votos até às 17:00 de quarta-feira. Todos os votos que chegarem até às 17:00 serão contabilizados. Logo aí, inicia-se o processo de registo desses últimos votos e de escrutínio, juntando-os aos outros, dos dias anteriores. Fechados os escrutínios das diferentes mesas de voto, haverá lugar à Assembleia-Geral de Apuramento e, uma vez concluídos os trabalhos dessa assembleia, os resultados serão publicados”, explica Fernando Anastácio.

Os quatro deputados eleitos pelos círculos da Europa e Fora da Europa serão conhecidos assim que os resultados forem divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Recorde-se que o PS ainda pode vencer as eleições, uma vez que está a apenas dois deputados da Aliança Democrática (AD), sendo que os círculos da emigração atribuem quatro mandatos. Na prática, e havendo a possibilidade de o PS ganhar mais três ou até mais quatro deputados, os socialistas ainda podem ultrapassar a coligação liderada por Luís Montenegro.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World