Israel liberta dois reféns em Rafah e Netanyahu não vai parar até "à vitória total"

Os dois reféns, identificados como Fernando Simon Marman, de 60 anos, e o cunhado, Louis Har, de 70 nascido na Argentina, estão bem de saúde e foram transferidos para um hospital.

Israel liberta dois reféns em Rafah e Netanyahu não vai parar até “à vitória total”

As Forças Armadas de Israel (IDF) libertaram dois reféns em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. De acordo com as autoridades, os dois homens, com idades entre os 60 e os 70 anos, estavam em boas condições de saúde.

Ambos foram transportados para um hospital no centro de Israel.

O porta-voz das IDF, Avichai Adrai, avançou que as forças israelitas invadiram o edifício residencial e libertaram os reféns de um apartamento no segundo andar, depois de confrontos com homens armadas.

O exército israelita acrescentou que “três terroristas foram mortos no edifício”.

Ao mesmo tempo que decorria o resgate destes reféns, o exército israelita lançava vários ataques que mataram cerca de 100 pessoas em Rafah, junto à fronteira com o Egito.

Os bombardeamentos atingiram dezenas de casas e três mesquitas. O Hamas diz que estes ataques são a continuação de um genocídio contra o povo palestiniano.

Netanyahu está a tentar “afastar civis do perigo”

Em entrevista a uma televisão norte-americana, Benjamin Netanyahu garante que está em curso um plano de evacuação de Rafah e outro de transferência dos civis para norte.

“As áreas que limpámos a norte de Rafah são – muitas áreas, mas estamos a elaborar um plano detalhado para o fazer, e foi isso que fizemos até agora. Não estamos a ser arrogantes em relação a isto. Isto faz parte do nosso esforço de guerra para tirar os civis do caminho do perigo. Faz parte do esforço do Hamas para os manter em perigo. Mas até agora conseguimos, e vamos conseguir de novo. Aqueles que dizem que em nenhuma circunstância devemos entrar em Rafah estão basicamente a dizer: percam a guerra, mantenham o Hamas lá”, disse.

O primeiro-ministro israelita diz que vai manter a pressão militar sobre Gaza como forma de libertar os reféns e diz que não vai desistir “até à vitória total”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World