Chefes da guarda prisional dizem que "nada foi feito" pelo Governo

A Associação Sindical das Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP) manifestou hoje desapontamento pela reunião de quinta-feira no Ministério da Justiça, considerando que, “de tangível” para a classe, “nada foi feito” pelo Governo.

A Associação Sindical das Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP) manifestou hoje desapontamento pela reunião de quinta-feira no Ministério da Justiça, considerando que, “de tangível” para a classe, “nada foi feito” pelo Governo.

Em comunicado a propósito reunião mantida com o secretário de Estado da Justiça, a ASCCGP refere que apesar de lhes ter sido transmitida “a vontade e a intenção de dignificar e valorizar a profissão de guarda prisional”, nada foi feito, pelo que é um “autêntico ‘dejá-vu'”.

No documento, a ASCCGP critica a forma como a guarda prisional tem sido tratada em termos de carreira e suplementos, considerando que “a criação (pelo Governo) do suplemento (de missão) exclusivamente para a Polícia Judiciária é uma falta de respeito e de sentido de equidade nunca vista, e de um grau de provocação institucional nunca sentido”.

“Um suplemento que se consubstancia para os trabalhadores de investigação criminal em 1.026 euros, e, para os trabalhadores de polícia científica e de inspeção em 890 euros. Deixamos nota que um guarda prisional em início de carreira aufere 961,40 euros”, critica a ASCCGP.

Sobre estas e outras reivindicações, a ASCCGP diz que da tutela direta apenas tem recebido “indiferença, autismo e perversidade humilhante”, pelo que continuará a lutar com o apoio dos seus associados.

Também o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) esteve reunido na quinta-feira com a tutela, tendo recebido a promessa da aprovação até março do sistema de avaliação e desempenho, “mas nem uma palavra sobre o subsídio de missão”.

Frederico Morais, dirigente do sindicato, que na quinta-feira promoveu uma vigília junto à cadeia do Monsanto, em Lisboa, adiantou à agência Lusa que “não houve nada de novo” saído da reunião com o secretário de Estado Adjunto da Justiça.

O dirigente sindical referiu que houve uma promessa de “tentar aprovar” o sistema de avaliação e desempenho, mas que relativamente ao subsídio de missão equivalente ao aprovado para a Polícia Judiciária a resposta foi de que o Governo não poderia fazer nada na atual situação de gestão, deixando o dossiê para o Governo que resultar das legislativas de 10 de março.

O sindicato mantém marcada para 31 de janeiro uma greve nacional de 24 horas, cumprindo no mesmo dia, a partir das 14h00, uma vigília junto à prisão de Custoias, no Porto.

Leia Também: Guardas prisionais recebem promessa de aprovação do sistema de avaliação

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World