Deputados indignados com falta de transparência com gastos do OGE

Segundo o relatório do terceiro trimestre do balanço de execução do Orçamento Geral do Estado de 2023, só quatro das 18 províncias angolanas justificaram os gastos realizados.

deputados indignados com falta de transparência com gastos do oge

Parlamento vai apreciar, nos próximos dias, o relatório de execução trimestral do Orçamento Geral do Estado de 2023

O Parlamento vai apreciar nos próximos dias o relatório de execução trimestral do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2023. Mas os dados que constam no documento não agradam a muitos deputados, nem da oposição, nem do partido no poder, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

No terceiro trimestre de 2023, do total de 164 administrações municipais, apenas 46 remeteram as devidas prestações de contas. Das 18 províncias que constituem Angola, somente quatro justificaram os gastos “por completo”, segundo o documento em posse da Assembleia Nacional. Trata-se das províncias do Cuanza Norte, Malange, Huambo e Namibe. Outras das instituições que não prestaram contas foram as missões diplomáticas de Angola, comentou a deputada Nádia Monteiro, do MPLA.

“Das 88 missões diplomáticas e consulares, apenas 23 prestaram contas de forma regular, 36 prestaram contas de forma irregular e 29 não prestaram contas. O que mostra também um baixo nível de transparência dos fundos públicos disponibilizados.”

Manuel da Fonseca, deputado pelo grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), diz que o relatório de execução do OGE é um indicador de como os recursos financeiros estão a ser mal geridos.

“Num exercício sério, isso devia se mandar para casa, porque de nada serve. Com todo o respeito, estamos aqui a fazer o nosso trabalho, mas não tem nenhum impacto”, lamentou o parlamentar da oposição.

deputados indignados com falta de transparência com gastos do oge

Provided by Deutsche Welle

Mais municípios, maiores dificuldades

A situação é preocupante, diz Bartolomeu Milton, presidente da Pro Bono Angola, uma organização não-governamental que defende a transparência pública no país. Até porque, segundo Bartolomeu Milton, além de apresentar as contas, é também preciso verificá-las:

“O que se está a dizer apenas em relação às quatro províncias é que elas apresentaram as contas, mas ninguém auditou estas contas. Só faz sentido falar de prestação de contas, de facto, após estas serem auditadas, após passarem pelo crivo de uma auditoria profunda e se verificar a sua integridade. Porque mesmo quando há prestação de contas, pode se constatar que há má-gestão também.”

Para Bartolomeu Milton, um grande problema na administração pública angolana é a falta de mecanismos de controlo e responsabilização concreta. O jurista alerta ainda que as constantes nomeações e exonerações efetuadas pelo Presidente João Lourenço também têm contribuído para a não prestação de contas.

“É preciso que se faça uma anterior avaliação do perfil do gestor para ver se, de facto, reúne requisitos para estar na função o mínimo tempo possível, ” considera.

“O que temos estado a constatar é que as pessoas são nomeadas e seis meses depois são exoneradas. Isto atrapalha substancialmente a gestão – faz com que não haja consequência na gestão – e por conseguinte não se apresente relatórios de prestação de contas,” pondera o analista.

Bartolomeu Milton avisa que, sem meios para monitorar a gestão dos fundos públicos, Angola poderá registar maiores desvios.

“O que dizer então agora que queremos estender o país para 325 municípios?” questiona.

“Se com 164 municípios já temos dificuldades de prestação de contas, sem melhorarmos o mecanismo de gestão de prestação de contas, no horizonte, teremos [um problema ainda] maior nos cofres públicos, porque não estão efetivamente criados os mecanismos de controlo de gestão parcimoniosa dos recursos,” conclui o presidente da ONG Pro Bono Angola.

por:content_author: Borralho Ndomba (Luanda)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World