Mau tempo e avarias afetam ligações fluviais entre Aveiro e São Jacinto

mau tempo e avarias afetam ligações fluviais entre aveiro e são jacinto

CARLOS M. ALMEIDA/LUSA

Aveiro, 27 fev 2024 (Lusa) – As ligações fluviais entre Aveiro e São Jacinto estiveram interrompidas no domingo e na segunda-feira devido ao mau tempo e a avarias nas embarcações, informou hoje o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves.

Em declarações à margem da apresentação do programa da Feira de Março, o autarca referiu que os constrangimentos ainda se verificaram hoje ao início da manhã, afetando as duas primeiras carreiras, que não se realizaram.

Durante este período, segundo Ribau Esteves, as ligações entre o Forte da Barra, em Ílhavo, e São Jacinto, em Aveiro, foram asseguradas por autocarros.

O presidente da Câmara explicou que uma avaria no sistema de inversão do novo ferry elétrico “Salicórnia” levou a Câmara a ativar o antigo ferry “Cale de Aveiro”, que só começou a operar esta terça-feira devido ao mau tempo que se verificou nos últimos dias, com vento e ondulação fortes.

“Quem está a operar neste momento é o Cale de Aveiro e assim vai acontecer até que esteja resolvido o problema no Salicórnia”, explicou o autarca, adiantando que a lancha “Transria” também não estava disponível, por ter uma rede emaranhada na hélice.

Apesar disso, Ribau Esteves desvalorizou a situação, adiantando que a operação do ferry “Salicórnia”, que entrou ao serviço no início deste mês, está a decorrer muito bem, apesar de alguns problemas pontuais que têm surgido no sistema informático.

“O Salicórnia nas suas primeiras semanas de vida já fez 400 viagens. Apenas há um conjunto de afinações para que os sistemas garantam a fiabilidade permanente”, disse Ribau Esteves.

O autarca referiu ainda que nos primeiros três meses de operação em cenário real do ferry elétrico, que custou cerca de nove milhões de euros, incluindo os sistemas de carregamento, a Câmara decidiu manter em operação o antigo ferry “Cale de Aveiro”.

“Esperemos que quando acabar este período dos três meses possamos ter todas as garantias de que estamos bem e possamos proceder ao abate do Cale de Aveiro”, concluiu o autarca.

Nos últimos dias têm surgido várias publicações na rede social “Facebook” de moradores em São Jacinto a protestar contra a falta de ligações fluviais, adiantando que a única alternativa são os autocarros com horários não compatíveis com as necessidades da população.

Os moradores queixam-se ainda da falta de informação da empresa operadora de transportes e da Câmara.

 

JDN // MSP

Lusa/Fim

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World