Quinta do Morgadinho: projeto de arquitetura funde casas com natureza

quinta do morgadinho: projeto de arquitetura funde casas com natureza

Terreno da Quinta do Morgadinho

A Quinta do Morgadinho em Vilamoura vai ter uma nova vida em breve. Foi no final do ano passado que a Bondstone, gestora portuguesa de fundos, decidiu comprar esta propriedade algarvia de 68 hectares, tendo em vista a construção de um empreendimento residencial que lhe custará mais de 100 milhões de euros. E, agora, já se sabe quem vai dar forma e vida a estas novas habitações: foi o projeto de arquitetura da espanhola Batlleiroig o vencedor do concurso, prometendo fundir a natureza envolvente com casas sustentáveis.

Após a celebração do Contrato-Promessa Compra e Venda (CPCV) da Quinta do Morgadinho, em 2023, a Bondstone tem vindo a trabalhar no projeto de arquitetura daquele que será o seu novo empreendimento residencial localizado em Vilamoura, no Algarve, começa por explicar em comunicado enviado às redações.

Foi neste contexto, que foram convidados três gabinetes de arquitetura para participar num concurso de ideias promovido pela gestora portuguesa: o Gensler, Studio MK27 e Batlleiroig. Depois de seis meses a trabalhar nos projetos para a Quinta do Morgadinho (assentes na sustentabilidade, bem-estar e design contemporâneo), a Bondstone decidiu que será o projeto de arquitetura desenhado pela Batlleiroig que vai dar forma e vida a este novo empreendimento residencial.

“Neste jardim infinito, a natureza irá fundir-se com as casas de design único e sustentável, promovendo o bem-estar dos futuros residentes”, diz Albert Gil Margalef, CEO da Batlleiroig

“Todas as propostas apresentadas eram bastante atrativas, e em linha com o que ambicionávamos, mas o projeto desenvolvido pela Batlleiroig foi o que se destacou pela inovação que trará ao mercado, o respeito pelo ambiente, e pela apresentação de soluções que irão contribuir para a preservação dos recursos naturais durante todas as fases do projeto, e posteriormente, na sua vivência”, explica Frederico Pedro Nunes, chief operating officer da Bondstone, citado no documento.

Em concreto, o projeto de arquitetura desenvolvido pela Batlleiroig destaca-se pela preservação do terreno, aproveitamento de águas, reflorestação, gestão de consumo e produção de energia, além de prever o uso de materiais e soluções construtivas sustentáveis. Este projeto para o empreendimento residencial que vai nascer no Algarve será apresentado no próximo dia 2 de maio no Salão Imobiliário de Lisboa (SIL).

“Vemos o futuro da Quinta do Morgadinho como um jardim infinito que resulta numa sequência de espaços naturais de grande beleza que potenciam as condições naturais do local”, começa por explicar Albert Gil Margalef, CEO do gabinete de arquitetura espanhol Batlleiroig. E acrescenta ainda que “neste jardim infinito, a natureza irá fundir-se com as casas de design único e sustentável, promovendo o bem-estar dos futuros residentes, e um estilo de vida que tira partido da comunidade sem descurar a privacidade…”.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World