Depois da fama no cinema. Jaguar C-X75 demorou 14 anos a tornar-se realidade

Catorze anos depois de ser apresentado, o também cinematográfico Jaguar C-X75 passou, finalmente, à produção. Só que, desta feita, já não pela mão da marca britânica, mas, sim, com a ajuda do designer que o criou…

Mostrado pela primeira vez no Salão Automóvel de Paris de 2010, o C-X75 chegou a ter ordem para produção em maio de 2011, então, com um revolucionário trem de força, traduzido num motor 1,6 litros biturbo a gasolina, conjugado com dois motores elétricos. Solução que deveria permitir uma potência combinada na ordem dos 900 cv e um binário máximo de 800 Nm.

Contudo, o projecto foi abandonado cerca de ano e meio depois, em dezembro de 2012, com o então CEO da Jaguar, Adrian Hallmark, a defender que era “o momento errado” para lançar um superdesportivo cujo preço andaria entre os 930 mil e os 1,1 milhões de euros.

depois da fama no cinema. jaguar c-x75 demorou 14 anos a tornar-se realidade

O primeiro Jaguar C-X75 apto a circular nas estradas do dia-a-dia

Ainda assim, o C-X75 não deixaria de ter o seu momento de glória, nomeadamente, ao ser escolhido como carro do vilão Mr. Hinx, no filme do agente secreto 007 ‘Spectre’, de 2015. Mas, então, já não impulsionado pelo complexo e caro propulsor híbrido, mas por um V8 5.0 Turbo, também de origem Jaguar, instalado num chassis tubular.

Cumprido o propósito cinematográfico, uma das unidades (o carro número 7) foi entretanto adquirida por um coleccionador anónimo, que, em seguida, contactou os serviços de consultadoria do homem que o desenhou, o ex-director da design da Jaguar Ian Callum. Desta feita, para que fizesse todas as alterações necessárias de forma a que pudesse ser homologado para utilização nas estradas do dia-a-dia.

LEIA TAMBÉM

Gostava de comprar o Jaguar I-Pace do Rei Carlos III?

Aceite o repto, a empresa de Callum deu agora por concluído o trabalho, entregando o superdesportivo já com as respetivas homologações que lhe permitem circular no Reino Unido. Mas também com algumas alterações decorrentes da Lei, como é o caso da instalação de vidro com a homologação ‘E’, linha de escape mais silenciosa e com conversores catalíticos, e verdadeiros espelhos retrovisores. Estes últimos, em substituição das imitações em espuma utilizadas nas filmagens.

A empresa suprimiu, ainda, os espaços vazios no painel, retirou as trancas de libertação rápida necessárias para as filmagens e refez o acabamento em fibra de carbono da carroçaria. Ao mesmo tempo que, no capítulo técnico, foram feitos pequenos ajustes no amortecimento e na distância ao solo, de forma a facilitar a utilização em estrada.

depois da fama no cinema. jaguar c-x75 demorou 14 anos a tornar-se realidade

Ainda segundo a britânica Autocar, o primeiro Jaguar C-X75 homologado para estrada será agora exibido no primeiro encontro automobilístico Bicester Scramble em Oxfordshire, agendado para o próximo dia 21 de abril de 2024.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World