Fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

Uma fachada é a apresentação de uma casa. Quando ela não se apresenta nas melhores condições, o cartão de visita que se apresenta não é o melhor. Existem diferentes detalhes que podem fazer a diferença numa fachada.

O estilo apresentado pode ser moderno, clássico, minimalista, futurista, entre outros. A fachada pode apresentar caraterísticas muito distintas. Estar perfeitamente integrada no meio envolvente ou não. Além disso, pode apresentar detalhes arquitetónicos que a diferenciam. Evidenciar janelas, portas, varandas, entre outros detalhes.

Os materiais usados na construção (tijolos, cimento, vidro, azulejos) também devem ser pensados ao pormenor. Reunimos um conjunto de informações que permitem que qualquer pessoa construa uma fachada de casas modernas ou tradicionais.

 

  1. Fachada de casas modernas ou tradicionais
  2. Desenho da fachada: aspetos a ter em conta
    1. Esboço base
    2. Escala da fachada
    3. Materiais de construção
    4. Iluminação da casa
  3. Fachada de casa: a estrutura é importante
    1. Tamanho e proporções da habitação
    2. Estilo da casa
    3. Conforto e segurança
  4. Decoração da fachada
    1. Pintar a fachada: optar por um estilo mais moderno
  5. Pintura da fachada
    1. Nível de humidade
    2. Preparação para a pintura
    3. Paredes prontas para pintar
  6. Textura lisa com materiais simples
  7. Criatividade e inovação
    1. Selecionar janelas e portas diferentes
  8. Elementos decorativos na fachada

Fachada de casas modernas ou tradicionais

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

Restaurar fachadas de casas

Freepik

Há vários aspetos a considerar no momento de pensar e projetar a fachada de uma casa. Do desenho às cores, todos os pormenores contam e fazem a diferença no resultado global.

Desenho da fachada: aspetos a ter em conta

O projeto de construção de uma casa é demorado e implica muito trabalho. A arquitetura é uma área que não valoriza meramente a estrutura do edifício, dá também relevância ao seu lado estético. Ora, um dos pormenores mais importantes de uma casa está na respetiva fachada.

As fachadas têm grande importância numa casa. Trata-se da parte frontal. Por isso, serve de cartão de visita, porque irá criar um primeiro impacto. Não há uma segunda oportunidade para se criar uma boa primeira impressão.

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

Pintar fachada da casa

Freepik

Reunimos um conjunto de dicas que permitem o desenho das fachadas de casas modernas. Se queres assegurar que o projeto se encontra alinhado com as tuas expectativas, deves ter em conta algumas informações relevantes.

Para a realização de um desenho mais elaborado e profissional, deves consultar um especialista em design que possa ajudar-te no processo e assegure que a fachada da casa fique bem conseguida e se apresente verdadeiramente encantadora. No entanto, tens de considerar as seguintes etapas:

  • Esboço base

Nesta fase, deves realizar um esboço simples que sirva como base do teu projeto. Podes desenhar a forma geral da fachada da casa, sem perderes muito tempo com pormenores.

  • Escala da fachada

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

projetar

freepik

É importante definir uma escala para poderes assegurar-te que as proporções da fachada se encontram corretamente apresentadas. Sugere-se a utilização de uma régua para que as dimensões da fachada se encontrem proporcionais relativamente ao resto da habitação.

  • Materiais de construção

É também importante averiguar quais são os materiais que serão usados na fachada da casa. Estes elementos são essenciais. Eles vão definir o estilo que pretendes apresentar e irão facilitar o desenho.

  • Iluminação da casa

No momento de fazeres o esboço, deves ter em consideração a iluminação da casa. Tem em conta os espaços envolventes e quais as áreas da casa que pretendes iluminar. Esse detalhe tem implicações na amplitude e na vida que se dá ao espaço e também ao aspeto que a fachada apresenta.

Fachada de casa: a estrutura é importante

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

Projetar fachada da casa

Freepik

Há diversos pormenores a considerar no momento de fazer a fachada de uma casa. As fachadas de casas simples apresentam uma elegância que é apreciada pela generalidade das pessoas, porque representam bom gosto.

A qualidade da fachada permite revelar a personalidade dos seus moradores. Há espíritos mais irreverentes que preferem apresentar uma fachada mais ousada. Eis alguns elementos a ter em conta no momento de fazer uma fachada para a tua casa.

  • Tamanho e proporções da habitação

Para que possas assegurar que irás construir uma fachada equilibrada, deves ter em conta que as proporções são essenciais. Além disso, pensa em todos os pormenores e certifica-te que cada elemento (janelas, portas, candeeiros) que usas se encontra alinhado proporcionalmente e que tem em conta a dimensão da tua casa.

  • Estilo da casa

Uma fachada é um cartão de visita que permite apresentar a personalidade e o estilo que os habitantes da casa pretendem transmitir.

Antes de avançares para a construção da fachada, deves definir o estilo que pretendes apresentar. Reflete sobre os diferentes pormenores, porque apresentar superfícies lisas e planas revela-se uma decisão bem distinta de apresentar um revestimento complexo.

  • Conforto e segurança

Uma fachada não deve primar apenas pela beleza. Deve conferir uma sensação de proteção ao espaço que leve os seus habitantes a considerarem que estão num espaço seguro. Elementos como muros e portões contribuem para fomentar conforto e segurança.

Decoração da fachada

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

Decorar fachada da casa

Freepik

Para conseguires fazer com que a tua casa se apresente esteticamente agradável e bem estruturada, deves investir em modernizar a fachada. Há diferentes formas de fazê-lo. Indicaremos algumas das opções que podes ter em linha de conta.

  • Pintar a fachada: optar por um estilo mais moderno

A escolha das cores da fachada é determinante. A tua opção irá interferir no aspeto da casa. Os tons usados têm o poder de modernizar a habitação, mas também podem contribuir para que a mesma apresente uma aparência antiquada.

Por isso, no momento de escolher as cores para a fachada da tua casa, pensa bem, porque as tuas opções irão criar um impacto que se irá prolongar por muito tempo. Existem algumas ideias que deves considerar no momento de selecionares as cores.

Há tendências de cores modernas para as fachadas (nomeadamente cinza-escuro, bege, branco, cinza-claro e terracota). Elas irão implementar um estilo no edifício.

Pintura da fachada

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

decoração

freepik

Após escolheres as tonalidades adequadas, deves misturar as tintas. Os dois ou três baldes da mesma cor podem apresentar ligeiras diferenças na tonalidade por pertencerem a lotes distintos. Por isso, essa mistura é fundamental. Além disso, há outras dicas a considerar.

  • Nível de humidade

No momento de pintar as paredes deves ter em conta o nível da humidade. Geralmente, a pintura é realizada nas estações mais quentes, primavera ou verão. Tem em conta que o tempo de secagem da tinta irá variar segundo a humidade presente no ar.

Quanto mais seco se encontrar o tempo, melhor, porque a tinta não se irá espalhar, nem irá deixar manchas na superfície. Se o ambiente estiver mais húmido, será mais difícil a tinta secar convenientemente. Idealmente, a pintura deve ser realizada quando a humidade é inferior a 10%.

  • Preparação para a pintura

Antes de começar a pintar, isola tudo o que não esteja destinado a ser pintado. A superfície de trabalho deve ser preparada. Deves cobrir as maçanetas com papel de alumínio e o chão com cartão. Deves ter o cuidado de isolar os rodapés com fita de pintor. Além disso, deves também untar as dobradiças das portas com vaselina líquida, para a tinta não pegar.

  • Paredes prontas para pintar

As paredes devem estar prontas para receber a nova tinta. Testar as paredes é fundamental para se identificar se as paredes se encontram preparadas para acolher a tinta em questão. Podes esfregar um pouco de algodão com álcool na parede.

Se a tinta sair, significa que é à base de látex, sendo solúvel em água, o que garante que a limpeza seja realizada facilmente, em caso de acidentes. Caso a parede permaneça intacta, significa que é feita à base de óleo.

Em qualquer dos casos, antes de iniciares a pintura, é sempre melhor usares uma tinta, pois isso ajudará a fazer com que a cor verdadeira adira bem às paredes, resultando num acabamento perfeito.

Textura lisa com materiais simples

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

Fachada com azulejos

Freepik

Há vários tipos de textura que podes selecionar no momento de fazer a fachada, nomeadamente: tijolos a pedra, azulejos, madeira, vidro, entre outras opções.

No entanto, a madeira clara e a inclusão de vidros revela-se um bom investimento para quem pretende apresentar um visual moderno. Os vidros são elementos vistosos, porque conferem amplitude à fachada, além de concederem iluminação ao espaço. Eles tornam a casa mais atrativa e convidativa.

Criatividade e inovação

Não somos todos iguais. Ser diferente tem as suas vantagens. Investir na inovação e não ficar preso aos gostos convencionais é uma boa aposta. Muitos especialistas optam por usar arquitetura diversificada. Assim, apresentam uma fachada moderna que conjuga linhas retas com formas perpendiculares.

A criatividade permite adicionar detalhes que revelam traços de personalidade, nomeadamente incluir plantas, candeeiros e quadros. Se quer dar um toque de originalidade ao espaço, pode apostar na inclusão de detalhes de porcelana ou de metal.

  • Selecionar janelas e portas diferentes

Se pretendes para a tua casa um visual distinto, deves optar por janelas e portas que primem pela diferença. Estes elementos podem destacar-se com facilidade se apresentares modelos de design moderno. Estas peças permitem que apresentes uma casa com uma aparência leve e elegante, que se distingue bem das casas comuns.

Elementos decorativos na fachada

fachada de casas modernas ou tradicionais: opções para todos os gostos

jardim

freepik

A fachada da casa pode enriquecer esteticamente com a presença de elementos de decoração que tornam a casa ainda mais bela. Existe um conjunto vasto de elementos que permite revelar traços de personalidade.

Por exemplo, adicionar um canteiro, fontes de água e até esculturas. A colocação de vasos com plantas e flores é uma opção que cria impacto. Outra opção que permite conferir ao espaço um aspeto moderno e encantador é apresentar uma cama de rede para descansar.

As fachadas com varandas são comuns em casas modernas. As habitações construídas com estes elementos permitem que os habitantes do espaço possam usufruir das vistas para a paisagem externa. Além disso, as varandas também servem como ponto de encontro, onde se pode reunir amigos e ter momentos de convívio ao ar livre.

No entanto, tenha o cuidado de apresentar varandas que espelhem o estilo apresentado na casa em geral. Deve existir um equilíbrio. Todos os elementos devem ser apresentados harmoniosamente.

Com estas indicações, podes modernizar a fachada da casa. Resta-te trabalhar afincadamente nesse objetivo, avança com o teu projeto.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World