Inundações extremas no Dubai: em 24 horas, choveu o mesmo que choveria num ano inteiro

A cidade registou mais de 142 mm de chuva num só dia, o que quase iguala a precipitação média de um ano e meio. Estradas e casas ficaram alagadas

inundações extremas no dubai: em 24 horas, choveu o mesmo que choveria num ano inteiro

Dubai, nas primeiras horas desta quarta-feira

Chuvas muito intensas atingiram os Emirados Árabes Unidos, desencadeando inundações repentinas no Dubai na terça-feira. A quantidade de precipitação foi tal que se aproximou da média anual, de cerca de 100 mm, e o Governo destacou que se trata da maior intensidade de chuvas dos últimos 75 anos, conta a “CNN”. No vídeo acima, pode ver as imagens que mostram o impacto das chuvas naquela região.

Um homem de 70 anos morreu, arrastado no seu carro em Ras Al-Khaimah, um dos sete emirados do país. As estradas ficaram completamente alagadas, e a água entrou pelas casas e pelos edifícios. Vários veículos foram abandonados nas estradas do Dubai, e as autoridades locais tiveram de enviar camiões-tanque para bombear a água nas ruas. No Aeroporto Internacional do Dubai, o segundo mais movimentado do mundo, os voos foram suspensos. Nas redes sociais, foi publicado um vídeo que mostra a pista do aeroporto submersa. As aeronaves que tentavam arrancar acabaram por assemelhar-se a barcos a tentarem movimentar-se na corrente.

Várias companhias aéreas, incluindo a transportadora Emirates, sofreram atrasos nos voos. A Flydubai cancelou todos os voos até as 10h desta quarta-feira.

A precipitação começou na noite de segunda-feira, e, 24 horas depois, mais de 142 mm alagaram a cidade deserta do Dubai, onde em média é preciso um ano e meio para perfazer aquela quantidade de chuva. Algumas zonas do interior dos Emirados Árabes Unidos registaram mais de 80 mm de chuva nas 24 horas até às 08:00 de terça-feira, aproximando-se da média anual de cerca de 100 mm.

A chuva é incomum nos Emirados Árabes Unidos, na árida Península Arábica, ocorrendo sobretudo sazonalmente, durante os meses mais frios do inverno. Quase 100 mm de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com observações meteorológicas feitas no aeroporto.

A chuva que inundou o Dubai está associada a um sistema de tempestades mais abrangente, que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. O mesmo sistema tem provocado um clima excecionalmente húmido em Omã e no sudeste do Irão. Os especialistas em fenómenos climáticos acreditam que eventos destes tornar-se-ão mais frequentes devido às alterações climáticas. À medida que a atmosfera continua a aquecer, torna-se capaz de absorver mais humidade e depois expulsá-la na forma de precipitações mais extremas e chuvas torrenciais.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World