Nova sondagem. Só 3 em cada 10 portugueses dizem que crise na Madeira e protesto dos polícias pode influenciar o seu voto

nova sondagem. só 3 em cada 10 portugueses dizem que crise na madeira e protesto dos polícias pode influenciar o seu voto

Eleições (Lusa/ Eduardo Costa)

Uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, publicada este sábado nos três meios de comunicação social, indica que apenas 31% dos portugueses reconhecem que a crise política na Madeira e o protesto das forças policiais são temas que podem ter influência no seu sentido de voto.

No caso da crise política na Madeira e que levou à queda do Governo Regional liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, 59% dos portugueses garantem que não terá qualquer influência no seu sentido de voto, sendo este cenário mais notório junto dos eleitores mais velhos (78%) e que votam nos três partidos mais à esquerda, ou seja, Livre, CDU (coligação entre o PCP e Os Verdes) e o Bloco de Esquerda..

Dos 31% que admitem sentir o peso da crise na Madeira no seu sentido de voto, a sondagem indica que 50% asseguram que este acontecimento terá uma influência grande. No entanto, o peso desta crise política pode ser mais notório no sentido de voto dos eleitores mais jovens (18 e 34 anos), com 38% a admitir que pode haver alguma influência na escolha do partido em que vão votar no próximo dia 10 de março. Foi também entre “potenciais eleitores do Chega e da Iniciativa Liberal” que a sondagem notou que a crise política na Madeira pode ter influência, lê-se no Diário de Notícias.

Relativamente ao protesto dos polícias, os números são os mesmos: 31% admitem que estas reivindicações podem ter peso no seu sentido de voto, com 59% a admitir que em nada irá influenciar o partido no qual pretendem votar nas eleições legislativas.

De acordo com os dados, este tema parece ter mais influência nos mais jovens (47%) e nos que dizem que pretendem votam no Chega (57%).

Quanto à polémica das alegadas baixas médicas fraudulentas, 61% dizem que esta questão não tem peso para influenciar o voto, sendo esta postura mais notória entre “os mais velhos (83%), os que fazem parte da classe social com melhores rendimentos (67%) e os eleitores dos quatro partidos à esquerda”, lê-se no jornal.

De salientar que a sondagem decorreu entre 8 e 13 de fevereiro, antes de os três deitos no caso de suspeitas de corrupção na Madeira terem saído em liberdade.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World