Nayib Bukele conquista maioria absoluta no parlamento de El Salvador

nayib bukele conquista maioria absoluta no parlamento de el salvador

O partido no poder em El Salvador garantiu uma maioria absoluta no parlamento, algo que poderá permitir ao presidente Nayib Bukele alterar a Constituição, anunciou o Tribunal Superior Eleitoral.

Duas semanas após as eleições legislativas e presidenciais, a comissão eleitoral disse que o partido Nuevas Ideas (Novas Ideias) garantiu 54 dos 60 deputados no Congresso de El Salvador, com partidos aliados a conquistarem mais três lugares.

Na oposição, a histórica Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita) terá dois deputados e o partido Vamos (centro-direita) um.

A Frente de Libertação Nacional, de esquerda, que tinha quatro deputados, ficará de fora do parlamento pela primeira vez desde a assinatura dos acordos de paz de 1992, quando o país saiu de uma ditadura militar de décadas e entrou na democracia.

“Agora, ele não precisa de nenhum outro partido”, disse à agência de notícias Associated Press (AP) Eduardo Escobar, advogado da organização não-governamental Ação Cidadã, que explicou que anteriormente Bukele teria pelo menos de obter o apoio dos partidos aliados.

O partido do presidente terá também o poder de alterar a Constituição, que proíbe os líderes de exercerem mais de dois mandatos consecutivos.

Bukele tornou-se o primeiro presidente de El Salvador a ser reeleito democraticamente. No entanto, legalmente, será o primeiro de dois mandatos possíveis, depois de uma polémica alteração, em 2021, de um critério de interpretação da Constituição.

Em entrevista à AP no início de fevereiro, o vice-presidente, Félix Ulloa, deixou aberta a possibilidade de Bukele concorrer a um terceiro mandato caso a constituição do país seja alterada.

A contagem dos votos tornou-se objeto de escrutínio depois de uma série de irregularidades e falhas que resultaram no colapso do sistema de transmissão de resultados.

Por causa do caos, a comissão eleitoral de El Salvador pediu uma contagem manual dos votos das eleições legislativas e de parte dos votos presidenciais, vencidas por Bukele com 84,7% dos votos.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World