NATO arranca com exercícios em larga escala para proteger novo território nórdico

nato arranca com exercícios em larga escala para proteger novo território nórdico

A NATO iniciou esta segunda-feira novos exercícios em larga escala no sentido de defender o seu recém-alargado território, que inclui agora a nórdica Suécia. Estão envolvidos mais de 20 mil soldados.

“O exercício vai demonstrar a capacidade operacional, coesão e vontade da NATO de defender toda a área da Aliança”, escreveram num comunicado as forças militares finlandesas. “Pela primeira vez, a Finlândia vai participar como membro da NATO num exercício coletivo de defesa”, enviando quatro mil soldados, acrescentou.

Este país nórdico, que aderiu à Aliança Atlântica em abril de 2023, partilha uma fronteira de aproximadamente 1.340 quilómetros com a Rússia. Já a Suécia deverá entrar formalmente na organização já em março, depois de ter visto a sua adesão ratificada pela Hungria, após muita hesitação. Segundo Helsínquia, o exercício batizado de Steadfast Defender 24 “será o mais substancial da NATO das últimas décadas”.

Tanto a Suécia como a Finlândia desenvolveram laços apertados com a NATO depois da Guerra Fria, mas a adesão à Aliança apenas foi colocada seriamente em cima da mesa após a invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. Os dois países vizinhos pediram a adesão conjunta em maio desse ano.

Para além destas duas nações, participam nos exercícios em larga escala a Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Noruega, Países Baixos e Reino Unido.

“Mais importante do que nunca”

Cerca de metade das tropas envolvidas vão realizar exercícios terrestres, com as restantes a treinarem no mar – usando mais de 50 submarinos, fragatas, corvetas, porta-aviões e navios anfíbios – e no ar – com mais de 100 caças, aeronaves de transporte e de vigilância marítima e helicópteros, segundo as forças militares suecas.

“Precisamos de ser capazes de responder a ataques e de travar quem quer que tente desafiar as nossas fronteiras, valores e democracia”, vincou o brigadeiro Tron Strand, da Força Aérea norueguesa, em comunicado. “Com a atual situação de segurança na Europa, o exercício é extremamente relevante e mais importante do que nunca”.

No seu site, a NATO salienta que o norte da Europa “representa uma área importante e estrategicamente localizada” para a Aliança Atlântica e que os exercícios lá praticados “aumentam a prontidão e a capacidade nórdicas de conduzir operações conjuntas de larga escala em condições meteorológicas desafiantes”.

No dia 7 de março, o presidente finlandês, Alexander Stubb, e o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, vão visitar o local dos exercícios no norte da Noruega.

c/ agências

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World