Francisco Proença de Carvalho deixa a sociedade de advogados Uría ao fim de 14 anos

Francisco Proença de Carvalho, advogado que representa, entre outros clientes, o antigo banqueiro Ricardo Salgado, deixará no final de agosto a sociedade Uría Menéndez, para desenvolver novos projetos

francisco proença de carvalho deixa a sociedade de advogados uría ao fim de 14 anos

Francisco Proença de Carvalho, à esquerda

Aos 44 anos, Francisco Proença de Carvalho vai deixar de ser sócio da firma Uría Menéndez, com a saída agendada para o final de agosto de 2024. O advogado integrou há 14 anos aquela sociedade no âmbito da fusão da Proença de Carvalho & Associados com o escritório de origem espanhola.

Com a saída do filho de Daniel Proença de Carvalho fecha-se um ciclo, acabando a associação entre a marca Proença de Carvalho e a marca Uría Menéndez. “Assim, em Portugal, a partir de setembro de 2024, a sociedade de advogados voltará a designar-se Uría Menéndez”, refere um comunicado de imprensa divulgado esta terça-feira.

“Depois de mais de 20 anos de exercício da profissão e de 14 gratificantes anos na Uría Menéndez – Proença de Carvalho, decidi dar um novo rumo à minha carreira de advogado num modelo mais compatível com a minha vontade de conciliar a advocacia com outros interesses profissionais e pessoais”, explica Francisco Proença de Carvalho na mesma nota.

O advogado, especializado em resolução de litígios (contencioso, penal económico e arbitragem), refere ainda que tem “muito orgulho em ter feito parte da história deste projeto de referência na advocacia ibérica”. E na sua mensagem agradeceu à Uría Menéndez a oportunidade para “crescer profissionalmente”, dizendo estar certo de que manterá “uma ligação de amizade” com a firma.

Contactado pelo Expresso, Francisco Proença de Carvalho disse que, nesta fase, não irá fazer mais declarações.

Nos seis meses que faltam até à saída da Uría, o advogado irá “tomar decisões” sobre o seu futuro e “oportunamente” anunciará o seu novo desafio profissional.

Francisco Proença de Carvalho nasceu em Lisboa, é licenciado em Direito pela Católica e tem estado ligado a casos mediáticos.

É o advogado do antigo banqueiro Ricardo Salgado e esteve também nos casos BCP (em representação do falecido Christopher de Beck), BPP (do lado da Deloitte, por causa de alegadas falhas na auditoria), CTT (com Carlos Horta e Costa e outros representados), bem como no episódio das secretas (com Nuno Vasconcellos) e defendeu, ainda, o economista canadiano Peter Boone num caso de manipulação da dívida pública portuguesa.

Aliança ibérica arrancou em 2010

A Uría Menéndez é uma sociedade de advogados que atua, sobretudo, no mercado ibero-americano. Com sede em Madrid, foi fundada em 1946 e conta atualmente com mais de 600 advogados que prestam assessoria em todas as áreas da advocacia de negócios em Portugal, Espanha e no resto da União Europeia, é indicado pela empresa em comunicado.

Com presença em Portugal desde 2001, a Uría Menéndez conta atualmente com 12 escritórios distribuídos por Portugal, Espanha, Londres, Bruxelas, América e Ásia.

Em 2010, a sociedade de advogados Proença de Carvalho & Associados juntou forças com a Uría Menéndez e, em Portugal, esta passou a operar sob a designação Uría Menéndez – Proença de Carvalho.

Daniel Proença de Carvalho deixou o escritório de advocacia de que era presidente em 2019, quando tinha 77 anos.

As saídas e as entradas nas sociedades de advogados em Portugal são uma constante e replicam o panorama a nível internacional. A isso soma-se uma realidade cada vez mais marcada de concentrações e fusões, ao mesmo tempo que nascem escritórios mais pequenos, que se dedicam a áreas muito específicas do direito, como o fiscal ou o penal.

No início de 2023 foi concluída a fusão entre a SLCM – Serra Lopes, Cortes Martins & Associados e a Cuatrecasas Portugal e nesse ano nasceu também a Pragma, fruto da união da MNA – Morais, Nascimento Ávila & Associados, do Porto, e a Barros Sales & Associados, em Lisboa. E, já em 2024, a Antas da Cunha ECIJA anunciou a integração do escritório Rui Mesquita & Associados.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World