Reforçar coesão? UE tem de investir mais em especificidades das regiões

A política de coesão da União Europeia (UE) tem de investir mais nas particularidades de cada região e ser mais localizada, dá conta um relatório divulgado hoje, que aponta para a necessidade de uma abordagem mais inclusiva.

reforçar coesão? ue tem de investir mais em especificidades das regiões

A política de coesão da União Europeia (UE) tem de investir mais nas particularidades de cada região e ser mais localizada, dá conta um relatório divulgado hoje, que aponta para a necessidade de uma abordagem mais inclusiva.

Um grupo integrado por investigadores, criado pela comissária com esta pasta, Elisa Ferreira, apresentou hoje um relatório sobre como reforçar a política de coesão depois de 2027, que aponta algumas deficiência que têm de ser trabalhadas para uma UE mais coesa.

Feito ao longo de 2023, o relatório indica que as políticas de coesão têm de ser mais centradas nos locais específicos onde são aplicadas, “com investimentos orientados para o futuro desenhados especificamente para as forças únicas, desafios e necessidades de cada região”.

Os investigadores também propõem uma “abordagem holística para as políticas sociais através do investimento no desenvolvimento do capital humano e integração social para prevenir desigualdades em todos os territórios” da UE.

Para isso, segundo o estudo, é necessário reforçar as instituições nacionais e regionais dos 27 através de investimento na inovação em paralelo com as infraestruturas.

Apontando que hoje existem estas deficiências que têm de ser colmatadas para que a coesão europeia se concretize e consiga estar a par das transições digitais e ecológicas, e também de alargamentos futuros, o grupo de investigadores quer que as políticas de coesão estejam “mais integradas no sistema de governação económica”.

O relatório propõe ainda que sejam simplificados os processos administrativos, que continuam a pesar na capacidade que os países têm de colocar em práticas as políticas de coesão.

Citada no comunicado, Elisa Ferreira considerou que o objetivo deste relatório é “não deixar ninguém para trás” e que as políticas de coesão têm de acompanhar “circunstâncias que se alteram e novos desafios”.

Leia Também: Freguesias esperam formalização de acesso a 100 milhões de fundos

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World