Cozinha sem azulejos: como proteger as paredes da sujidade

Uma das escolhas mais importantes na hora de reformar ou projetar ambientes domésticos tem a ver com o revestimento de paredes. Se quiseres optar por uma cozinha sem azulejos, deves pensar em como proteger a parede da sujidade para evitar manchas irritantes e danos à parede. Atualmente, existem muitos materiais inovadores para neutralizar manchas, estagnação da água e fumos de cozinha: problemas que estão na ordem do dia numa divisão tão usada quanto a cozinha.

Neste artigo descobre quais são as soluções mais práticas e versáteis para revestir paredes e recriar um ambiente elegante, moderno e confortável. Painéis, tintas, resinas e revestimentos: encontra a alternativa ideal para atender a todas as preferências e necessidades.

 

  1. Porquê optar por uma cozinha sem azulejos?
    1. Como proteger a parede atrás do fogão
    2. O que pode ser colocado na cozinha em vez de azulejos: todas as soluções
    3. O que colocar na cozinha para não sujar a parede

Porquê optar por uma cozinha sem azulejos?

A escolha de uma cozinha sem azulejos pode ser motivada por diversos fatores, como estética, funcionalidade e facilidade de limpeza. Ao contrário dos revestimentos cerâmicos clássicos, os materiais inovadores no mercado permitem recriar designs cativantes e criativos, que podem ser totalmente personalizados.

Se estás a pensar sobre o que colocar na parede atrás da cozinha, é essencial avaliar todas as diferentes alternativas e características específicas. Seja qual for o material escolhido, ele deve ser repelente à água, retardante de fogo e fácil de limpar. Desta forma, será possível manter a integridade das paredes ao longo do tempo sem recorrer a trabalhos de manutenção frequentes.

Tintas para cozinhas em vez de azulejos são alternativas viáveis que podem oferecer benefícios significativos. Graças à sua fórmula especialmente concebida para resistir à água e à sujidade, permitem criar um ambiente personalizado em termos de cor e acabamento, sem sacrificar a praticidade.

Outra solução igualmente funcional é o uso de resina em vez de azulejos na cozinha. As propriedades tornam um material versátil que se presta a uma variedade de personalizações. Diferentes acabamentos, tonalidades e efeitos aliados à possibilidade de aplicação homogénea são características essenciais que fazem da resina para cozinha lavável uma das escolhas mais populares do momento.

cozinha sem azulejos: como proteger as paredes da sujidade

cozinhas modernas

canva.com

Como proteger a parede atrás do fogão

Na hora de proteger a parede atrás do fogão, é essencial adotar soluções eficazes que possam manter a cozinha arrumada e preservar a integridade das paredes. Salpicos de molho, vapores podem facilmente causar danos e manchas teimosas que são difíceis de remover.

Os backsplashes estão entre os dispositivos mais utilizados para proteger a parede atrás da placa, além da sua função puramente prática, acrescentam um toque de estilo a toda a decoração e são verdadeiros elementos de design. Estão disponíveis numa ampla gama de materiais, incluindo aço, que é extremamente elegante, ou vidro temperado, que é moderno e refinado.

A resina backsplash de cozinha também está entre as escolhas mais populares devido à sua aparência brilhante e resistência ao calor. É também uma solução prática porque permite cobrir superfícies existentes e renovar rapidamente a estética da sala sem intervenções complexas.

O que pode ser colocado na cozinha em vez de azulejos: todas as soluções

Além dos tradicionais revestimentos cerâmicos, existem muitas outras alternativas modernas e atraentes a considerar para revestir as paredes da cozinha. Entre as opções mais comuns e práticas:

  • Vidro temperado: tanto na versão brilhante quanto na fosca, é o melhor material para facilitar a limpeza. Extremamente refinado, dá brilho a todo o ambiente;
  • Pedra acrílica: amada por quem prefere um estilo rústico e atemporal, não absorve sujidade e humidade e cria uma barreira contra germes e bactérias. Pode ser personalizado com diferentes acabamentos, tonalidades e padrões;
  • Porcelanato: conhecido pela sua resistência e durabilidade, é muito utilizado por quem prefere uma cozinha sem azulejos.

cozinha sem azulejos: como proteger as paredes da sujidade

cozinhas modernas

Pexels

O que colocar na cozinha para não sujar a parede

Em alguns casos, não é possível recorrer a soluções permanentes para proteção de paredes. Mas como cobrir a cozinha sem azulejos e sem recorrer a trabalhos invasivos? Podes optar por várias alternativas que são igualmente funcionais.

Quando o orçamento é apertado e vives numa casa arrendada, os painéis de cozinha em vez de azulejos são baratos e fáceis de instalar. Disponíveis numa ampla gama de tons e efeitos texturizados, eles geralmente têm entre 2 e 4 milímetros de espessura, consequentemente são extremamente leves e fáceis de manusear, mas ao mesmo tempo ultra-resistentes.

Os painéis de revestimento podem ser colocados entre bancadas e paredes, neutralizando o acumular de gordura, sujidade e água durante o preparo de alimentos ou lavagem de louças.

cozinha sem azulejos: como proteger as paredes da sujidade

cozinhas modernas

freepik.com

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World