Ativista antiguerra condenado a seis anos de prisão na Rússia

Um tribunal russo condenou a seis anos de prisão um homem que estava acusado de publicar mensagens numa rede social a denunciar a invasão da Ucrânia pela Rússia, país que tem reprimido firmemente críticas públicas sobre a guerra.

ativista antiguerra condenado a seis anos de prisão na rússia

Um tribunal russo condenou a seis anos de prisão um homem que estava acusado de publicar mensagens numa rede social a denunciar a invasão da Ucrânia pela Rússia, país que tem reprimido firmemente críticas públicas sobre a guerra.

Nikolai Farafonov, de 35 anos, foi considerado culpado de “apelos públicos à prática de atos terroristas” por um tribunal militar na República de Komi, na Rússia (norte), e terá de cumprir a pena num campo de “regime comum”, de acordo com os meios de comunicação social russos.

Segundo a procuradoria, o ativista russo publicou “vídeos e mensagens” a apelar à queima de gabinetes de recrutamento militar.

Nos últimos dois anos foram relatados na Rússia dezenas de incêndios ou tentativas de incêndio contra esses edifícios, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Segundo a Memorial, que o reconheceu como preso político, Farafonov vivia numa pequena cidade da região e dirigia um canal de mensagens na rede social Telegram abertamente hostil à ofensiva de Moscovo contra Kiev.

O russo falou em concreto, ainda de acordo com esta organização não-governamental (ONG), dos soldados russos mortos na Ucrânia, da repressão política, da educação patriótica pró-Kremlin nas escolas, mas também dos acontecimentos e problemas atuais na sua região, a República de Komi.

Em outubro de 2022, já tinha sido multado por desacreditar o Exército através de um comentário ‘online’ em que evocou, de acordo com a ONG Memorial, a morte de crianças ucranianas.

Após esta multa, Nikolai Farafonov continuou, no entanto, a publicar mensagens críticas até à sua detenção em setembro de 2023 e a este processo penal por “apelos ao terrorismo”.

Tal como este russo, milhares de pessoas foram condenadas na Rússia a multas e centenas de outras a penas de prisão por denunciarem o ataque ordenado por Vladimir Putin contra a Ucrânia.

Também hoje foi divulgado que um tribunal russo condenou à revelia a cantora Liudmila (Lucy) Stein, membro do grupo punk Pussy Riot, a seis anos de prisão por ter, alegadamente, espalhado “informações falsas” sobre as Forças Armadas russas.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e “desnazificar” o país vizinho, independente desde 1991, após a desagregação da antiga União Soviética, e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

Leia Também: UE prolonga isenções mas aperta restrições às importações da Ucrânia

Seja sempre o primeiro a saber. Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online. Descarregue a nossa App gratuita. iOS

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World