Tens fissuras na parede ou no teto? Estes truques podem ajudar

Quando compramos ou arrendamos uma casa, normalmente está impecável, bonita e sem quaisquer problemas visíveis. Mas também é natural que com o passar do tempo, com o desgaste ou até outros problemas como humidade ou infiltrações, comeces a dar-te conta de pequenos problemas nas paredes ou teto. Se tens reparado em fissuras no teto ou na parede da tua casa e não sabes como reparar, não te preocupes, que nós temos dicas que podem ajudar.

Em primeiro lugar é importante perceber se tens realmente fissuras no teto ou na parede ou se será outro tipo de dano. De seguida, deves tentar perceber se as mesmas são superficiais e simples de reparar ou se é uma questão estrutural. Se falarmos da segunda opção, é melhor chamar um profissional.

 

  1. Fissuras na parede ou no teto: porque motivo aparecem?
    1. Tipos de fissuras:
  2. Como tapar rachas na parede e no teto?
  3. Em que momento me devo preocupar com as fissuras?

Fissuras na parede ou no teto: porque motivo aparecem?

tens fissuras na parede ou no teto? estes truques podem ajudar

Fissuras na parede ou no teto?

freepik

As fissuras nas paredes ou no teto de uma habitação podem surgir por uma variedade de razões. À medida que uma casa envelhece, o solo sob a estrutura pode acomodar-se ou assentar, o que resulta em fissuras. Algo que é especialmente comum em casas mais antigas. As variações climáticas, também fazem parte do grupo das razões, isto é, quando existem mudanças extremas de temperatura e humidade podem causar expansão da construção, o que resulta na formação de pequenas aberturas ou rachaduras na parede ou teto.

Se a casa não foi construída corretamente e se houver defeitos na estrutura da casa, como problemas com vigas, pilares ou a estrutura de suporte, erros durante a construção, como o uso inadequado de materiais ou técnicas, podem levar a problemas estruturais que resultam em fissuras. A presença de água excessiva ao redor da estrutura pode também ser uma causa comum.

Tipos de fissuras:

Existem vários tipos de fissuras que podem ocorrer em paredes e em tetos. A identificação correta do tipo de fissura é crucial para determinar a abordagem de reparo adequada. Aqui estão alguns tipos comuns de fissuras:

  • Fissuras verticais;
  • Fissuras horizontais;
  • Fissuras transversais;
  • Fissuras com diagonais de 45;
  • Fissuras finas.

Outras distinções podem estar relacionadas com o local específico onde a fissura está localizada.

  • Fissuras nas paredes interiores;
  • Fissuras nas paredes exteriores;
  • Fissuras nos pisos interiores;
  • Fissuras nos pisos exteriores;
  • Fissuras nos cantos das janelas;
  • Fissuras nos cantos das portas;
  • Fissuras do sótão.

Como tapar rachas na parede e no teto?

tens fissuras na parede ou no teto? estes truques podem ajudar

Fissuras na parede ou no teto?

freepik

Acabar com fissuras numa parede geralmente envolve uma combinação de técnicas para reparar a fissura. Antes de iniciar a reparação, é importante identificar que tipo de fissuras estamos a lidar.

As fissuras podem ser causadas por movimentações estruturais, assentamento do solo, vazamentos de água, entre outros motivos.

Fissuras pequenas podem ser preenchidas com massa corrida ou gesso. Basta fazeres a aplicação do gesso na parede e alisar a superfície. Coloca uma fita de fibra de vidro sobre a fissura e aplica a massa corrida por cima para reforçar o reparo.

Quando se trata de fissuras maiores, o uso de selantes elastoméricos ou produtos específicos para fissuras em paredes, é o mais aconselhável. São flexíveis e podem acomodar pequenos movimentos sem rachar novamente.

Para fissuras mais extensas, uma argamassa de reparo pode ser aplicada para preencher e nivelar a área afetada. Após o reparo de qualquer fissura, considera aplicar uma pintura protetora para ajudar a prevenir futuros danos causados pela humidade.

Mas lembra-te, a gravidade da fissura e a tua causa determinarão a abordagem mais apropriada. Se não tiveres a certeza do que fazer, é sempre recomendável consultar um profissional qualificado para avaliação e aconselhamento.

Em que momento me devo preocupar com as fissuras?

tens fissuras na parede ou no teto? estes truques podem ajudar

Fissuras na parede ou no teto?

freepik

Para compreender se uma fissura na parede é perigosa começamos por aconselhar a fazer uma análise tendo em conta vários elementos:

Em primeiro lugar é necessário analisar a direção da fissura. A presença de fissuras verticais e horizontais (por exemplo, em placas de gesso ou paredes de pladur) indicam secagem e retração, processos normais após os trabalhos de construção. Por outro lado, fissuras dentadas, fissuras em degrau e fissuras com um ângulo de 45° indicam frequentemente movimentos estruturais ou problemas de assentamentos que na maioria dos casos são inofensivos, mas que não devem ser subestimados.

Outro sintoma do perigo de uma fissura é a sua espessura. Quanto maiores forem as fissuras, maiores serão os riscos associados. As fissuras com espessuras superiores a 6 mm poderão ser perigosas. Para além da espessura, a localização da fissura deve ser observada. As longas fissuras horizontais que se estendem ao longo das juntas de ligação entre as paredes divisórias interiores e os tetos do piso superior indicam geralmente problemas na estrutura do teto.

Com este resultado da analise feita, estas fissuras são graves e requerem preocupação. A intervenção de profissionais é urgente.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World