As opiniões da candidata liberal sobre Von der Leyen, Orbán e a extrema-direita

as opiniões da candidata liberal sobre von der leyen, orbán e a extrema-direita

Marie-Agnes Strack-Zimmermann é uma das três principais candidatas escolhidas pelos liberais europeus para as próximas eleições europeias.

Conhecida na Alemanha pelo seu estilo franco e sem rodeios, Strack-Zimmermann quer trocar o Bundestag, em Berlim, onde preside à comissão de Defesa, pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo. Oapoio à Ucrânia, o futuro da indústria de defesa e a competitividade económica são alguma das suas prioridades.

Tudo isto consta do manifesto de 10 pontos acordado na semana passada pelos liberais europeus antes das eleições de junho, onde esperam manter a sua posição como o terceiro maior grupo do Parlamento.

Mas as placas tectónicas estão em movimento: uma sondagem exclusiva da Euronews prevê um impulso significativo para os partidos de extrema-direita, o que ameaça polarizar o debate e dificultar a aprovação de legislação ambiciosa.

Caberá a Strack-Zimmermann, juntamente com os outros candidatos à liderança, Sandro Gozi e Valérie Hayer, navegar nas águas turbulentas e garantir que a sua família política, Renovar a Europa, continua a desempenhar o papel de mediador de acordos entre o centro-direita e o centro-esquerda.

Antes de entrar em modo de campanha, a Euronews juntou-se a Strack-Zimmermann numa viagem de autocarro para conhecer melhor a sua plataforma e as suas opiniões sobre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o controverso primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o fenómenos da normalização da extrema-direita.

(Veja as declarações no vídeo)

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World