Artigo 23: Hong Kong aprova a mais dura lei de segurança nacional

artigo 23: hong kong aprova a mais dura lei de segurança nacional

Aprovação da nova lei de segurança leva milhares a protestar nas ruas de Hong Kong

Hong Kong aprovou uma dura lei de segurança que as autoridades consideram necessária para a estabilidade, mas que os críticos temem que possa minar ainda mais as liberdades civis, de acordo com a BBC.

O Artigo 23 expande a polémica lei de segurança nacional (NSL) anteriormente imposta pela China e visa novos crimes como interferência externa e insurreição, e as penas incluem penas de prisão perpétua.

A lei já criminalizava a subversão, o terrorismo e o conluio com forças estrangeiras em Hong Kong.

O líder de Hong Kong, John Lee, disse que o Artigo 23 também é necessário para garantir proteção contra “potencial sabotagem e correntes ocultas que tentam criar problemas”, particularmente “ideias de uma Hong Kong independente”.

John Lee tinha pedido que a lei fosse promulgada “a toda velocidade”. O Conselho Legislativo de Hong Kong aprovou esta terça-feira por unanimidade o projeto de lei de segurança nacional apenas quinze dias depois de este ter sido apresentado pela primeira vez, após uma consulta pública de um mês.

O vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, afirmou que a rápida promulgação da nova legislação protegeria os “interesses nacionais fundamentais” e permitiria que Hong Kong se concentrasse no desenvolvimento económico.

Dezenas de pessoas foram presas ao abrigo da Lei de Segurança Nacional desde que esta foi aprovada em 2020, o que, segundo os críticos, criou um clima de medo. Os habitantes de Hong Kong expressaram preocupações semelhantes em relação ao Artigo 23, particularmente sobre a utilização de definições amplas e vagas na legislação.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World