Taça: última derrota do Sporting em casa com o Benfica foi há mais de 60 anos

taça: última derrota do sporting em casa com o benfica foi há mais de 60 anos

Taça: última derrota do Sporting em casa com o Benfica foi há mais de 60 anos

Os rivais da segunda circular vão encontrar-se esta quinta-feira para disputarem a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Neste registo, o Sporting conta com um domínio avassalador sobre o Benfica nos jogos caseiros, com 14 vitórias e apenas três derrotas, tendo sido a última há mais de 60 anos.

Em 17 partidas em casa, os leões só perderam em 1942/43, por 2-3, 1944/45, por 1-2, e 1962/63, por 0-1, tendo sido apenas eliminados na primeira ocasião.

Relativamente à partida de 1942/43, jogo das meias-finais, o Benfica venceu em Alvalade com golos de Canário Teixeira e Cruz e seguiu para a final do Jamor, onde venceram o V. Setúbal por 5-1.

As outras duas vitórias dos encarnados não resultaram em apuramento, pois em 1944/45, o Sporting ganhou na Luz por 3-2, empatando a eliminatória e garantindo a passagem para a final no terceiro jogo, depois de ganhar 1-0. Em 1962/63, o Sporting venceu por 2-0 na segunda mão.

Deste modo, a formação leonina está invicta em casa face ao Benfica, para a Taça de Portugal, há mais de seis décadas, desde 1962/63, tendo conseguido triunfar nos últimos sete jogos, entre 1975/76 e 2018/19.

Depois da última derrota, com golo solitário de José Águas, o Sporting só sabe ganhar em Alvalade e o primeiro triunfo desta série surgiu em 1975/76, na quinta ronda da competição, com golo de Libânio aos 115 minutos.

Nas duas épocas seguintes, o Sporting voltou a vencer o Benfica em Alvalade, na primeira vez com hat-trick de Manoel e na segunda com dois golos de Manuel Fernandes e um de Keita, antes do golo de honra de Humberto Coelho (3-1).

Seis anos depois (1983/84) os leões venceram em casa por 2-1, com golos de Jordão e Manuel Fernandes.

O embate seguinte já aconteceu no presente século, na época de 2007/08, num jogo em que o Sporting venceu por 5-3, depois de estarem a perder por 2-0. Em 2015/16 os rivais encontram-se na quarta eliminatória e o Sporting vence por 2-1, com o golo da vitória a surgir no prolongamento, autoria de Slimani.

O encontro mais recente em Alvalade, a contar para a Taça de Portugal, foi em 2018/19, com reviravolta na eliminatória (1-0), depois de terem perdido na Luz por 2-1.

O Sporting vai então em busca do oitavo triunfo consecutivo na competição, e do 14.º em 17 jogos.

A primeira mão das meias-finais realiza-se na quinta-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World