Dessalinizadora no Algarve "parada" – terrenos não foram expropriados

Construção de dessalinizadora no Algarve

O proprietário de dois prédios rústicos em Albufeira, que a empresa Águas do Algarve quer expropriar para construir uma (projetada) dessalinizadora, não quer deixar o terreno e não aceita o valor da expropriação, que é muito inferior ao valor pelo qual foram comprados. Trata-se de um processo que pode vir a arrastar-se em tribunal, prometem os donos.

Segundo o Expresso, o concurso público para a empreitada da dessalinizadora devia ser aberto em breve, mas a Águas do Algarve ainda não tem na sua posse todos os prédios rústicos onde quer implementar a fábrica de água do mar, sendo que o prazo para os donos dos terrenos responderem à carta de expropriação termina esta quinta-feira (25 de janeiro de 2024), havendo um que não cede.

Citado pela publicação, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) adiantou que o concurso para a empreitada “será aberto até final de janeiro, o que corresponde ao procedimento pré-contratual para a construção da dessalinizadora”. Isto apesar de não haver ainda data para a emissão da Declaração de Impacte Ambiental (DIA), que poderá pôr um travão no projeto.

De acordo com a tutela, “o processo de expropriação em curso acautelará os direitos e os interesses dos expropriados, sendo que, nos termos do Código dos Contratos Públicos, apenas é exigido ao dono de obra estar na posse administrativa dos terrenos a expropriar aquando da data da celebração do contrato”.

Em causa está um terreno situado na Quinta da Ponte – onde se pretende instalar a dessalinizadora – composto por dois prédios (um rústico e outro misto), que somam 12 hectares e estão localizados na freguesia de Albufeira e Olhos de Água, a três quilómetros da praia da Falésia.

Os prédios foram adquiridos por Juan Ferreiro Diaz, em 2005, por 1,7 milhões de euros, escreve o Expresso, salientando que o proprietário está insatisfeito com a proposta de expropriação, que ronda os 634.000 euros. “Como galegos que somos, vamos lutar por um processo justo e contestar esta expropriação em tribunal”, adiantou a filha de Juan Ferreiro Diaz, Albide Ferreiro Gomez.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World