ANTEVISÃO | Quatro pretendentes, mas só uma Rainha

antevisão | quatro pretendentes, mas só uma rainha

ANTEVISÃO | Quatro pretendentes, mas só uma Rainha

Quatro equipas candidatas, mas só uma se pode sentar no trono da Rainha. Estreantes e equipas já batidas neste tipo de decisões, tudo à procura do mesmo: levar a Taça de Portugal para o museu em tempo de Páscoa.

Sines é o palco que vai albergar as equipas de Futsal Feijó, Novasemente, Benfica e… Torreense. A turma de Torres Vedras é a única equipa nesta fase que não pertence à Liga Feminina Placard. Aliás, nem sequer pertence aos campeonatos nacionais, sendo um outsider vindo das distritais mas que por mérito próprio luta por um lugar na final. A equipa de Pedro Nobre é a primeira dos distritais a atingir as meias-finais desde 2015/16.

Há um claro David para três Golias nesta fase final: o Benfica venceu sete das nove edições que chegaram ao fim (em 2020/21 a pandemia de Covid-19 impediu a disputa do troféu) e chega como claro favorito. Mas atenção, já que as águias têm pela frente o Novasemente – terceira presença nesta fase – nas meias-finais e isso significa uma reedição da meia-final da Taça da Liga… que caiu para a turma de Espinho. Já depois disso, o conjunto treinado por Ricardo Rodrigues foi à Luz impor a única derrota às encarnadas na fase regular da Liga Feminina Placard. O aviso está dado.

Na outra metade do quadro, as duas equipas menos experientes nestas andanças. O Torreense é estreante, mas o Futsal Feijó também está apenas na segunda participação nas meias-finais da Prova Rainha, a primeira desde 2013/14. A equipa da AF Setúbal repete a presença numa fase final esta temporada, depois de já ter estado na Póvoa de Varzim para disputar a Taça da Liga, e consegue mais um resultado altamente positivo numa época que vem sendo muito bem conseguida.

Esta sexta-feira, a bola começa a rolar. Sines abre as portas ao final da manhã para receber Feijó e Torreense, estando o início da tarde reservado para Novasemente e Benfica. As vencedoras regressam no sábado, pela manhã, para discutir o troféu.

Os misters em discurso direto

Diogo Patrica, treinador do Futsal Feijó: «É com enorme satisfação que nos apresentamos na fase decisiva da Taça de Portugal. A presença nesta fase da prova consagra um percurso atribulado e emocionante, ao qual queremos dar continuidade. Assim sendo a nossa aspiração será vencer o jogo da meia-final, para que depois possamos disputar a tão desejada final.»

«Na meia-final iremos defrontar um adversário de um escalão inferior, no entanto este é um dado enganador. O projeto do Torreense é ambicioso e certamente num futuro próximo estará no patamar mais alto do futsal nacional. Conta com uma equipa muito experiente, tanto as atletas, como o treinador são do nível da Liga Placard Futsal, o que tornará esta meia-final um jogo disputado e equilibrado, com qualquer equipa a ter a possibilidade de chegar à final.»

«Neste tipo de competição não nos poderá faltar intensidade, foco, nem ambição. Trata-se de um momento único na época, e em que tudo conta. Um pormenor poderá decidir quem continua e quem fica pelo caminho.»

Pedro Nobre, treinador do Torreense: «O nosso sentimento é de enorme felicidade, um projeto novo iniciado em setembro, esta equipa técnica entrou em janeiro e em tão pouco tempo conseguir estar presente na decisão da prova rainha do futsal feminino é fantástico e como tal vamos acreditar, sabendo que não somos os favoritos, mas contamos com toda a zona Oeste e os torreenses para nos apoiar a concretizar mais um sonho.»

«O nosso adversário é um clube que vem consolidando a sua posição na Liga Placard, sempre com uma boa base de recrutamento e com atletas muito jovens e de enorme qualidade, um projeto de grande qualidade e estão de parabéns por isso.»

«Neste tipo de competições toda a preparação é fundamental e o Torreense vai nos proporcionar as condições ideais para estarmos no máximo das nossas capacidades.»

«Em relação ao grupo, um bom conhecimento do adversário, um forte compromisso e capacidade de superação para estarmos a um nível elevado, só assim poderemos pensar a chegar a uma final que seria algo único no futsal feminino em Portugal.»

Ricardo Rodrigues, treinador do Novasemente: «Tínhamos como objetivo estar presente nesta competição. O Novasemente sempre nos habituou a estar nas decisões, não fugiu à regra e o nosso sentimento é de dever cumprido. As aspirações que temos para esta prova é competirmos ao mais alto nível, como sempre fazemos em todos os jogos. Nesta meia-final também o vamos fazer, com o objetivo de chegar à final.»

«O Benfica dispensa apresentações, nós sabemos o valor individual e coletivo que a equipa do Benfica tem e esperamos estar a um grande nível neste jogo. Estou a prever uma boa meia-final de duas grandes equipas.»

«O que não pode faltar nestas competições é a concentração, o foco, determinação e o espírito de equipa. O sucesso passa sempre um bocado por aqui. A preparação durante a semana é importante, assimilar bem as ideias que pretendemos para este jogo/competição. Há ainda outro fator que não deixa de ser muito importante que é: cometer poucos erros, porque quem cometer poucos erros está mais próximo do sucesso.»

Alexandre Pinto, treinador do Benfica: «A equipa do Benfica é, felizmente, uma equipa que vive para estes momentos. Estar nas decisões é obrigatório e apresentamo-nos em todas as provas com o objetivo de vencer. Somos detentores do troféu e as aspirações passam por revalidar o título.»

«A Novasemente é um adversário que nos merece todo o respeito. Já nos venceram na presente época e por isso teremos de estar no nosso melhor para conseguir passar à final. É uma equipa que se encontra num grande momento, com muita qualidade individual, mas sobretudo coletiva. São uma equipa muito organizada e que nunca dá o jogo como perdido. Vai de certeza ser um excelente jogo, com duas das melhores equipas nacionais.»

«Neste tipo de competições tão curtas, não há créditos. Nada importa o que decorreu até aqui, quem é o detentor do troféu ou para que lado pende o favoritismo. São os 40 minutos cronometrados e o que se faz nesse período de tempo que somado com a forma como se prepara o jogo nos momentos antecedentes que definem o vencedor. Num jogo destes não poderá haver lugar a falhas. Acredito muito nas minhas jogadoras e sei o quanto trabalham para concretizar os objetivos a que nos propusemos. Não faltará empenho, garra e crer.»

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World