O grande problema que a Ducati terá para resolver em 2024

o grande problema que a ducati terá para resolver em 2024

Oito motos, quatro equipas. A Ducati continua a ser o construtor mais representado no pelotão de MotoGP, com o dobro das motos de qualquer outro rival. Uma situação que traz vantagens do ponto de vista do desenvolvimento, havendo um leque alargado de opiniões, assim como de colocação das jovens promessas… mas paradoxalmente também pode ser uma desvantagem na gestão dos pilotos.

Francesco Bagnaia tem sido o mais forte das últimas épocas, como comprovado com os seus dois títulos. No entanto, praticamente todos os outros pilotos Ducati de 2024 já se mostraram capazes de vencer. E uma moto não faz as corridas sozinha, por melhor que seja, pelo que há sempre mérito do piloto em superar os adversários. Sobretudo considerando que, mesmo dentro do «universo» Ducati, há pilotos com motos de especificações do ano anterior a superarem pilotos de fábrica, como aconteceu em 2023 – as vitórias de Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio são os melhores exemplos.

o grande problema que a ducati terá para resolver em 2024

© Ducati

Em 2024, o elenco Ducati é verdadeiramente impressionante. Bagnaia e Enea Bastianini continuam na equipa de fábrica. Jorge Martín, vice-campeão do ano passado, continua na Prima Pramac e tem ao seu lado o vice-campeão de 2020, Franco Morbidelli. Estes são os quatro pilotos com a versão mais recente da Desmosedici em mãos.

Depois, a Gresini terá o hexacampeão da classe rainha, Marc Márquez, e o seu irmão Álex – que já demonstrou potencial para lutar por pódios e vitórias. O mesmo acontece com o duo da Pertamina Enduro VR46 Racing Team, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi. Os quatro vão ter a Desmosedici GP23 do ano passado.

Comum aos oito pilotos é estarem em fim de contrato. Se a continuidade de Bagnaia na equipa de fábrica parece apenas uma questão de tempo até ser confirmada, as incógnitas abundam sobre o seu colega de equipa em 2025. E o ditado «sete cães a um osso» pode aplicar-se quase no sentido literal: vão ser sete os pilotos a ambicionarem esse lugar na Ducati Lenovo Team.

o grande problema que a ducati terá para resolver em 2024

© Gold & Goose / Red Bull Content Pool

Martín já disse que ou é promovido à equipa de fábrica, ou irá procurar opções noutro construtor. Marc Márquez assinou apenas por um ano com a Gresini e, caso esteja na luta pelas posições cimeiras, não é difícil de imaginar que tenha pouca vontade de estar outra vez numa equipa satélite – ao mesmo tempo que é um natural alvo de cobiça por outros construtores.

Morbidelli também já passou por uma equipa de fábrica e pode querer recuperar esse estatuto caso demonstre na Pramac o potencial que já demonstrou no passado. Bezzecchi preferiu ficar na VR46 depois de ser terceiro classificado em 2023, mas pode também sentir que, para lutar verdadeiramente pelo título, terá de dar o salto para a Ducati.

E Bastianini? Depois de um 2023 marcado por lesões, já demonstrou ter argumentos para lutar no topo, como comprovou com a vitória na Malásia. Manter o piloto sem ser na equipa oficial poderá ser complicado para o fabricante de Borgo Panigale, uma vez que colocá-lo numa equipa satélite poderia sempre ser encarado como uma despromoção.

o grande problema que a ducati terá para resolver em 2024

© Lukasz Swiderek/PSP

Ao mesmo tempo, especula-se que Fermín Aldeguer terá assinado com a Ducati para ser promovido ao MotoGP numa equipa satélite. Verdade ou não, certo é que o construtor enfrenta um ano muito complicado em matéria de contratos. Nem todos os atuais oito pilotos atuais estão sob contrato direto (Marc Márquez, por exemplo, está vinculado à Gresini), e garantir a continuidade de todos parece uma tarefa muito complicada.

Haverá sempre uns mais bem classificados no campeonato do que outros, mas pode muito bem acontecer que o nível de rendimento de todos seja tão equiparável que torna difícil considerar alguém como claramente dispensável comparando com os outros – ou, por outro lado, considerar alguém como candidato mais forte a um dos dois lugares na equipa de fábrica.

Um cenário que pode complicar-se mais se a Ducati perder alguma das suas equipas satélite atuais para outro construtor. A VR46 tem sido apontada a um futuro com a KTM ou Yamaha, embora o seu diretor de equipa Uccio Salucci demonstre vontade de renovar rapidamente com a Ducati. A Prima Pramac e a Gresini não parecem em risco de mudar a breve prazo. Em todo o caso, adivinham-se meses com decisões complicadas para a Ducati ao nível de pilotos, tendo de pensar nas soluções ideais além de, muito provavelmente, ter de aceitar o facto de perder pelo menos um talento para um fabricante rival.

O conteúdo O grande problema que a Ducati terá para resolver em 2024 aparece primeiro em Motorcycle Sports.

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World