Ajudou Marcelo a chegar à presidência e há muito que esperava "um lugar ministeriável": Pedro Duarte está de volta, agora como ministro dos Assuntos Parlamentares

36.º Congresso do PSD

Dirigiu a campanha que resultou na derrota de Luís Filipe Menezes nas eleições autárquicas de 2013 e a que levou Marcelo Rebelo de Sousa à vitória nas eleições presidenciais de 2016. Entre 1998 e 2002, foi líder da Juventude Social Democrática, e em 2004 ascendeu a secretário de Estado no Governo de Pedro Santana Lopes. O portuense Pedro Duarte, nascido a 12 de julho de 1973, está de volta à política, agora como ministro dos Assuntos Parlamentares.

No seu vasto currículo apresenta uma licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, um mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus, um doutoramento em Estudos de Desenvolvimento pelo ISEG/Universidade de Lisboa e um MBA.

Tem duas filhas, é jurista de profissão, mas está envolvido na política desde novo. Até já escreveu um livro sobre um dos momentos mais conturbados da história portuguesa, publicado em 2003: “Troika nunca mais – Lições de crise”.

Desde julho de 2022 exerce funções de coordenador do Conselho Estratégico Nacional, que preparou o programa eleitoral do PSD, posteriormente levado a votos na coligação Aliança Democrática.

Tornou-se membro da Assembleia Parlamentar da NATO e secretário de Estado da Juventude no XVI Governo Constitucional, mas está afastado do hemiciclo desde 2011, integrando atualmente o departamento de Corporate, External & Legal Affairs e a equipa de European Government Affairs Team na Microsoft.

Lidera ainda a Assembleia-geral da ASSOFT (Associação Portuguesa de Software), é membro da direção da Câmara de Comércio Americana em Portugal e preside ao Conselho Estratégico da Economia Digital da CIP desde 2018.

“Se comparássemos Pedro Duarte com Hugo Soares estávamos a falar da estrada da Beira e da beira da estrada”, descreve Anselmo Crespo, diretor de Novos Conteúdos da TVI e da CNN Portugal. O jornalista, e também comentador, afirma que Soares tem mais perfil para liderar a bancada parlamentar, devido à sua postura mais “guerrilheira” ao passo que o primeiro tem um perfil mais adequado para os assuntos parlamentares, sendo “uma pessoa de consensos”, “muito ponderado” e “fácil de conversar”. “Não tenho a certeza de que seja ideal, mas percebo a escolha de Montenegro e o perfil traçado por ele”, conclui.

Já a comentadora Anabela Neves diz que Pedro Duarte “anda há muito tempo à espera – e provavelmente com mérito – de um lugar ministeriável” e apela a que este não siga o caminho de “considerar que tudo é uma coligação negativa”, explicando que o Governo do PSD e do CDS “vão realmente viver com um ambiente político muito crispado”. “Saber lidar com ele vai ser decisivo e saber o que em cada momento deve ser dito, ainda mais.”

News Related

OTHER NEWS

Região de Lisboa, Alentejo e Algarve sob aviso amarelo na 5.ª feira por causa da chuva

Tiago Petinga/LUSA Lisboa, 27 nov 2023 (Lusa) – Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Portalegre e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir da madrugada de quinta-feira, devido à previsão de ... Read more »

Primeiro-ministro britânico vai recusar devolver à Grécia mármores do Partenon

Chris Ratcliffe / POOL/EPA Londres, 27 nov 2023 (Lusa) – O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, vai recusar devolver à Grécia os mármores do Partenon, guardados no Museu Britânico, em Londres, ... Read more »

"Tchau Chico!": médio do FC Porto 'desorientado' à entrada do avião rumo a Barcelona

O futebolista de 20 anos entrou no local errado no interior da aeronave, e não se livrou de algumas brincadeiras dos colegas de equipa. “Tchau Chico!”: médio do FC Porto ... Read more »

Bastonário dos médicos lança apelo ao ministro e à Direção Executiva do SNS

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos. Foto: DR O bastonário da Ordem dos Médicos apelou, esta segunda-feira, ao ministro da Saúde para ouvir estes profissionais e ponderar “com seriedade” ... Read more »

Clima: Mar gelado da Antártida recuou em setembro 1,5 milhões km2 homólogos

Antártida (EPA/Alberto Valdes) A superfície gelada do mar na Antártida retrocedeu em setembro 1,5 milhões de quilómetros quadrados em termos homólogos, revelou esta segunda-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres, ... Read more »

MotoGP: Miguel Oliveira mantém 88, mas ainda se desconhece a equipa

A DORNA divulgou também alterações aos regulamentos, de forma a permitir concessões de evoluções à Yamaha e à Honda, os dois construtores japoneses que se viram suplantados pela Ducati. MotoGP: ... Read more »

Blackstone está de olhos postos na compra de imóveis na Europa

Steve Schwarzman, fundador e CEO da Blackstone A gigante norte-americana Blackstone já tem vários negócios imobiliários na Europa e em Portugal. E deverá reforçar o seu investimento em breve. Isto ... Read more »
Top List in the World